“Senhor, muitos são os meus adversários! Muitos se rebelam contra mim! São muitos os que dizem a meu respeito: Deus nunca o salvará!” (Salmos 3.1-2)
Quem ou quais são os adversários de um homem? O salmista estava se referindo a outros homens, mas nossos adversários podem ser de várias naturezas. Depressão, enfermidades, vícios e até contingências da vida como ser baixo demais ou alto demais ou ainda acontecimentos como a perda do emprego ou o fracasso num empreendimento. O apóstolo Pedro fala também do diabo com um adversário (1Pd 5.8). Um adversário de natureza espiritual. Qualquer oposição que nos afeta, que atinge nosso senso de valor e dignidade, que nos convida a desistir do que é importante para nossa vida e, algumas vezes, da própria vida, são inimigos. Precisamos aprender a reconhecê-los e lidar com eles.
Muitos não gostam de falar sobre seus adversários. Sentem-se diminuídos, têm vergonha, preocupados em parecerem fracos. Mas somos fracos! Em algum isso fica evidente! É bobagem fingir que não estamos sendo atingidos ou vencidos por algum inimigo. Será bom para nós admitir para alguém a nossa luta, mas é fundamental admitirmos diante de Deus. Devemos ir a Ele, como fez o salmista: “Senhor, tenho adversários e eles estão me ameaçando!” Não importa a natureza dos nossos adversários, precisamos lidar com eles com a ajuda de Deus. Algumas vezes eles nos colocarão em dúvida sobre o cuidado de Deus. Como aconteceu com o salmista. Ele foi tirar isso a limpo… com Deus.
Ao abrir-se para Deus, o salmista se fortaleceu para confiar. No verso 3 ele reafirma sua confiança no Senhor: “Tu és o escudo que me protege; és a minha glória e me fazes andar de cabeça erguida.” Falar com Deus toda a verdade sobre nossos sentimentos nos leva a descobrir as mentiras sobre o que sentimos. Em conversa sincera com Deus somos esclarecidos, iluminados e libertos. Por causa de Deus o salmista podia andar de cabeça erguida. Nós também podemos! Deus nos ama e jamais nos abandonará. Ele nos socorre, sustenta e transforma. Por causa dele enfrentar qualquer inimigo. Em Deus, somos mais que vencedores, ainda que nossos inimigos ganhem.