Iniciativa privada traz solução para a “ponte que liga nada a lugar nenhum” em Medeiros Neto

Iniciativa privada traz solução para a "ponte que liga nada a lugar nenhum" em Medeiros Neto
A ponte ficou conhecida nacionalmente. Fotos: MedeirosDiaDia

Após o Governo Estadual ter lançado no Diário Oficial o projeto que daria funcionalidade à nacionalmente famosa “ponte que liga nada a lugar nenhum”, a Corcovado Granitos, uma das maiores empresas de Medeiros Neto, se organizou para resolver o problema que já dura cerca de 10 anos.

No projeto do governo, a ponte, que está sobre o rio Água Fria, faria ligação entre as ruas Rui Castro, no bairro Vila Pedrosa, e Sete de Setembro, que são ruas estreitas e com curvas de difícil acesso, até mesmo para caminhonetes.

Vendo que o tal projeto inviabilizaria o trânsito de carretas, a Corcovado Granitos montou um novo projeto por conta própria, contratou uma empresa de engenharia e fez um traçado que seria o caminho ideal para dar utilidade à ponte e atender as necessidades do escoamento de produtos das empresas locais.

Depois de pronto, o projeto foi entregue em Salvador e, apesar de ter ficado um pouco mais caro, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) aprovou e buscou viabilizar o novo traçado. A Corcovado ainda concordou em assumirem a negociação das desapropriações de áreas das fazendas que serão utilizadas.

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A reunião com os representantes

O Estado já está executando o início da obra, que já foi licitado em quase um milhão e quinhentos reais, e, posteriormente, estará fazendo aditivos para completar o traçado, que vai passar por via rural, iniciando na BA-994 (estrada para Vereda), passando pela ponte, seguindo em paralelo à rua Sete de Setembro, totalmente por fora da cidade, até chegar na BA-290, saída para Itanhém, sem a necessidade de desapropriar casas ou terrenos.

A última reunião, que aconteceu no dia 15 de fevereiro, na sede da Corcovado Granitos, teve participação do engenheiro da Seinfra, Márcio Brandão Costa; do diretor-presidente da TEP Construtora, sr. Antônio Barbosa; do encarregado da TEP, sr. Genival Francisco e do responsável pelo projeto do anel viário, Marcelo Antônio, representante da empresa Linha Reta Projetos.

Os participantes discutiram ideias e deliberaram sobre os primeiros serviços que já começaram.

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O traçado elaborado

De acordo com o senhor Antônio Barbosa, diretor da TEP Construtora, ganhadora da licitação, o contrato visa construir o acesso às cabeceiras da ponte, bem como a mudança de cerca, limpeza do terreno, abertura e terraplanagem de quase 4 quilômetros de estrada, que vai criar um acesso da BA-994 até a ponte e deixar em ponto de fazer o serviço de pavimentação.

Ele ainda explica que, após o término de seu trabalho, uma outra licitação será aberta para dar continuidade aos serviços e abrir caminho da ponte até a BA-290. O laboratório de solo já foi instalado ao pé da ponte, as máquinas já estão no local executando a obra.

A previsão do término das primeiras atividades é para 60 dias, com base no bom tempo. O senhor Antônio Barbosa agradeceu o empenho, a parceria e o apoio da Corcovado Granitos e da Usina Santa Maria.

A ponte sobre o rio Água Fria foi construída unicamente com o propósito de desviar o fluxo de caminhões com cargas pesadas do centro da cidade. Na ocasião, o governo do Estado, em parceria com o Ministério da Integração, foi responsável pela construção da ponte, mas caberia ao município fazer a desapropriação das casas no terreno vizinho, para abrir as vias de acesso à obra.

A gestão da época aceitou o acordo, porém, era totalmente inviável para o município, que teria que pagar indenização para quase 40 proprietários de residências. Desta forma, desde sua conclusão, no ano de 2009, a ponte está abandonada.

Uma ação do Ministério Público Federal (MPF) investiga se houve desvio de verbas públicas, durante o projeto. A Secretaria de Infraestrutura do Estado disse que tem cobrado do Ministério da Integração uma posição em relação ao convênio.

Conforme a Seinfra, o investimento inicial do projeto era de R$ 3 milhões, mas o valor foi reduzido para R$ 2,6 milhões. Após a abertura das investigações, a obra virou notícia no Brasil inteiro, através de programas jornalísticos da TV Globo, e em milhares de plataformas e redes sociais da internet.

Fonte: Medeiros Dia Dia

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