Inep diz que avalia ‘alternativas seguras’ para imprimir prova do Enem após gráfica pedir falência

Fábrica da RR Donnelley em Tamboré, no Barueri (SP) — Foto: RR Donnelley/Divulgação
Fábrica da RR Donnelley em Tamboré, no Barueri (SP) — Foto: RR Donnelley/Divulgação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta terça-feira (2) que avalia “alternativas seguras” para a impressão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. De acordo com o instituto, o cronograma do exame está mantido. As provas devem ocorrer em 3 e 10 de novembro.

Na segunda-feira (1º), a gráfica RR Donnelley, responsável pela impressão das provas desde 2009 e que também iria imprimir a edição deste ano, entrou com pedido de falência. A empresa informou estar deixando de operar no Brasil devido às “atuais condições de mercado na indústria gráfica e editorial tradicional”. Funcionários da gráfica protestaram nesta manhã contra a decisão.

Segundo o cronograma geral da licitação que a RR Donnelley venceu para imprimir as provas, o trabalho da gráfica começaria no mesmo período das inscrições para o Enem – de 6 a 17 de maio.

O processo para elaborar uma licitação até a contratação de uma nova empresa, no entanto, leva no mínimo seis meses – incluindo audiências públicas e as demais etapas exigidas pela Lei de Licitações.

‘Alternativas seguras’

Uma alternativa, em casos emergenciais, é o Inep conseguir uma dispensa de licitação para contratar uma gráfica e garantir a impressão segura das provas a tempo da aplicação do Enem 2019. O instituto foi questionado sobre esta possibilidade, mas até a última atualização desta reportagem não havia esclarecido.

Em nota à imprensa, o instituto informou que “existem alternativas seguras sendo avaliadas” para a impressão das provas. No entanto, o instituto não detalhou que mecanismo poderá usar para fazer a nova contratação. (veja ao final da reportagem a íntegra da nota do Inep)

Contrato até 2020

A RR Donnelley presta serviços para o Inep na impressão das provas do Enem desde que foi contratada, em caráter de urgência, em 2009 – primeiro ano da reformulação do exame. A contratação de última hora ocorreu após os cadernos de prova serem roubados naquele ano, o que atrasou em dois meses a realização do exame.

Em 2010, a gráfica venceu uma licitação e foi contratada até 2015, desta vez sem caráter emergencial. Em 2016, um novo pregão foi realizado e a Donnelley venceu novamente. O novo contrato permitia a renovação anual até 2020.

A última renovação havia sido feita em julho de 2018, pelo período de 12 meses, e incluía a execução dos serviços do Enem 2019, além da possibilidade de outra prorrogação por mais 12 meses.

Funcionários de gráfica que rodava provas do Enem fazem protesto em SP
Funcionários de gráfica que rodava provas do Enem fazem protesto em SP

Leia a íntegra da nota do Inep:

O Inep informa que as etapas para a aplicação do Enem 2019 transcorrem normalmente e que o cronograma está mantido, com as provas marcadas para 3 e 10 de novembro, conforme prevê o Edital. Em relação à falência da gráfica contratada para a diagramação e impressão dos cadernos de prova da edição deste ano do Enem, existem alternativas seguras sendo avaliadas.

O Inep reforça ainda que está aberto, até 10 de abril, o período para pedido de isenção da taxa de inscrição no Enem 2019 e justificativa de ausência na edição anterior. As inscrições para o exame acontecem entre 6 e 17 de maio.

Leia a nota da gráfica:

“A RR Donnelley Editora e Gráfica Ltda decidiu, após considerar todas as opções, encerrar sua operação no Brasil. Entre os fatores que levaram o grupo a tomar esta medida estão as atuais condições de mercado na indústria gráfica e editorial tradicional, que estão difíceis em toda parte, mas especialmente no Brasil. Recentemente, a RR Donnelley perdeu um de seus principais clientes e registrou uma drástica redução no volume de trabalho contratado.

O grupo operou no Brasil por mais de 25 anos. Mas, uma análise meticulosa das finanças da empresa motivou nossa decisão. O requerimento de autofalência da RRD será processado e decidido pelo foro da comarca de Osasco/SP.

Para minimizar o impacto da falência, a empresa entrará em contato com o sindicato e avaliará a possibilidade de rescindir todos os contratos de trabalho já nos próximos dias. Isso permitirá o pronto levantamento dos valores depositados nas contas vinculadas do FGTS e habilitará os funcionários a solicitarem o seguro-desemprego, na forma da lei.”

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui