Índios

Em média, durante o período colonial, o Brasil exterminou 1 milhão de índios a cada cem anos. Atualmente, temos 900 mil índios que representam 0,5% dos 210 milhões de brasileiros. Estão distribuídos em 305 povos diferentes que falam 274 línguas, porém apenas a metade ainda vive em aldeias ou reservas.

Os índios que vivem em aldeias têm a escuridão como amiga e no meio da mata olham o céu. A vegetação densa, perfurada por luzes diminutas movendo-se na escuridão da aldeia. O lume na tribo, onde existe longas horas de silêncio. Um silêncio mais absoluto e poderoso do que jamais imaginamos. A luz desaparecendo gradualmente e ressurgindo. Passarinhos voando entre as árvores.

Nós fomos cruéis levando doenças e invadindo suas terras. Penso, silenciosamente, nestes nossos antepassados, todos nós temos raízes indígenas, africanas e europeia, dentro de mim elas são irmãs.

Sinto uma grande ternura pelo povo indígena; o índio é frágil neste mundo civilizado e está numa noite quieta, junto de folhagens úmidas, fumando gravemente em honra de seus antepassados, é um povo rico de cultura e pobre de tecnologia.

Acredito que afundarão nas areias movediças da crueldade de grilheiros e fazendeiros. Necessitam de recolhimento, quietude e dias inteiros para caçar.

*João é natural de Salvador, onde reside. Engenheiro civil e de segurança do trabalho, é perito da Justiça do Trabalho e Federal. Neste espaço, nos apresenta o mundo sob sua ótica. Acompanhe no site www.osollo.com.br.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui