Incline-se para o lado certo

“O coração do sábio se inclina para o bem, mas o coração do tolo, para o mal.” (Eclesiastes 10.2)

A inclinação do coração é a experiência de sentir-se atraído, de desejar. Quando nosso coração se inclina, é como se ele se coloca-se na posição de servo, disposto a atender as ordens. Salomão esta dizendo que o coração das pessoas sábias inclinam-se para o bem, mas o coração das pessoas destituídas de sabedoria, tolas, para o mal. Portanto, nossos desejos revelam o tipo de coração que temos.

“Gosto não se discute” é um dito popular. À luz do texto de hoje, gosto deve pelo menos ser considerado, avaliado. O que exerce atração sobre nós o faz porque está, de alguma forma, relacionado com o que há dentro de nós. Quando nos falta satisfação interior tendemos a ser muito pouco seletivos com o que buscamos para nos dar prazer. Tendemos também a ter mais dificuldades em ser disciplinados. Pois, quanto maior a frustração, mais buscaremos alguma forma de compensação. E pode ser que nosso coração se incline para o mal, para o que não coopera com nossa vida, saúde, paz. Nos torne incapazes de amar, a vida, as pessoas e a Deus.

Se firmemente confiarmos em Cristo todos os dias, se nos esforçarmos para priorizar em nosso mundo interior o temor a Deus, dando a Ele o primeiro lugar e reconhecendo Sua autoridade sobre nós, cresceremos em sabedoria. Viveremos mais satisfeitos e me paz. E é assim que conseguimos sustentar uma rotina de vida saudável, que coopera com nossa felicidade. O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria e o coração sábio se inclina para o bem, para o que é bom. Evitaremos o que nos causa arrependimento e culpa. O segredo da vitória sobre o mal é buscar a sabedoria que vem do alto. Se nosso coração se inclinar para o lado certo, seremos capazes de viver do modo certo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui