Incertezas sim, insegurança não

“Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?” (Mateus 6.27)

Incertezas sim, insegurança nãoHá muitas boas razões para confiarmos em Deus deixar sob Seus cuidados nossa preocupações. Jesus está chamando nossa atenção para isso, apontando para o fato de que há coisas que não dependem de nós e sobre as quais nada podemos fazer. Somos limitados e não temos o controle da vida. Algumas vezes, devido a condição financeira ou posição que ocupamos, podemos achar que nada pode dar errado e que a vida nos pedirá permissão antes de trazer um problema. Podemos nos iludir com a sensação de suficiência e poder, mas não deveríamos, pois não somos suficientes e muito menos poderoso. É muito importante e salutar que nos lembremos que somos limitados e frágeis. Podemos nos achar um tufão que supera tudo, mas Tiago diz que somos como um vapor, que logo desaparece. (Tg 4.14)

Jesus fala de uma hora, mas não podemos acrescentar sequer um minuto que seja à nossa vida. E essa não é nossa única limitação! Não podemos controlar a propensão a um câncer que talvez até já esteja se desenvolvendo, e não sentimos nada! Esperamos que jamais um motorista alcoolizado ou um assaltante transforme nosso dia em uma tragédia, mas não temos como controlar isso. Não podemos controlar sequer as próprias emoções! Algumas vezes elas nos controlam, para nossa dor, tristeza e prejuízo (sem falar nos outros!). Somos frágeis, muito frágeis e a vida é incerta. Porém, não precisa ser insegura.

A confiança no amor, cuidado e presença de Deus tornam a vida segura, apesar de ser incerta. Mas não conheceremos essa segurança até que tenhamos uma fé verdadeira em Cristo. Podemos tentar nos proteger com crenças religiosas e seus ritos, mas ao menor ruído da vida nos sentiremos perdidos. Jesus veio para que tenhamos vida plena (Jo 10.10). Mais que conhecer o Salmo 23 – “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará… ainda que eu esteja no vale da sobra da morte…” – ser cristão é conhecer a experiência do salmista. Não é tentando controlar os fatos que viveremos seguros, mas vivendo com Deus e por Ele guardados. Não é buscando a certeza de que não perdermos o que valorizamos que nos sentiremos seguros, mas recebendo de Deus o que ninguém pode tirar de nós. A vida é incerta, mas pode ser segura, se vivermos pela fé no Filho de Deus que nos amou e se entregou por nós! (Gl 2.20)

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui