A Defensoria Pública em Porto Seguro ganhou mais força e autonomia com a Instalação, na manhã de 11/12, da 9ª Regional do órgão na cidade, no mesmo prédio ao lado da Câmara Municipal, abrangendo ainda os municípios de Eunápolis e Porto Seguro.
O evento de inauguração contou com a presença da prefeita Cláudia Oliveira; do Defensor Público Geral da Bahia, Rafson Ximenes; do coordenador da 4ª Regional da Defensoria da Defensoria Pública de Itabuna, George Araújo; do novo coordenador da Regional, José Renato Bernardes, defensores de Salvador e outros municípios da Bahia, servidores municipais, vereadores, além de autoridades civis e militares.
Ao transmitir o cargo, George Araújo informou que Porto Seguro conta hoje com cinco defensores. “Existe muita procura, porque as pessoas acreditam na Defensoria Pública, que está avançando muito pelos municípios da Bahia”, afirmou.
O novo coordenador da Regional, José Renato Bernardes lembrou que cada vez mais as demandas estão sendo recebidas e solucionadas, sem precisar passar pelo Judiciário.
“Precisamos que a pessoa saia daqui melhor do que entrou, com o sentimento de que a causa dela foi abraçada por alguém. Isso torna gratificante o nosso trabalho no dia a dia”, salientou José Renato.
O Defensor Público Geral da Bahia, Rafson Ximenes também falou do papel fundamental do órgão, defender quem mais precisa e apresentar soluções efetivas para a vida das pessoas.
Já a prefeita Cláudia Oliveira reiterou o seu compromisso de trabalhar pela melhoria da qualidade de vida das pessoas.
“Recebi essa missão de Deus e vou deixar a Prefeitura de cabeça erguida, com a consciência de que estou fazendo tudo o que está ao meu alcance para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Temos 90% de cobertura na área de saúde e estamos conseguido cumprir esse papel de trabalhar pelas pessoas que mais precisam”, salientou.
A prefeita falou ainda que é difícil zerar todas as demandas, que são muitas. “Mas estamos fazendo a nossa parte para amenizar o sofrimento das pessoas. Precisamos estar juntos, poder público, Justiça e sociedade civil, para que a população tenha a garantia de seus direitos assegurados”, enfatizou a gestora.
O evento foi encerrado com o descerramento da placa inaugural e a visita das autoridades às novas instalações.
Parabéns pela iniciativa!!! E uma pergunta: os moradores de Santa Cruz Cabrália poderão usufruir destes serviços tão importantes também, já que é uma regional?