Inaugurada nova base do SAMU em Porto Seguro

O Serviço Móvel de Urgência de Porto Seguro (SAMU) está de casa nova. Foi inaugurada a nova base na tarde desta terça-feira, 20 de julho. A base, que funcionava nas dependências do Hospital Deputado Luís Eduardo Magalhães (HDLEM), mudou-se para a Estrada do Aeroporto. A mudança faz parte de uma adequação exigida pelo Ministério da Saúde na qual os SAMUs devem ter sede própria. Além disso, desde 2009, o Ministério da Saúde, juntamente com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), vem organizando os serviços de urgência e emergência dos municípios para que estes possam, além de oferecer um atendimento de qualidade, ser resolutivos dentro de sua região. O espaço é formado por estacionamento, salas de coordenação, regulação, repouso, expurgo, copa, banheiros e área verde. A localização estratégica permite o acesso mais rápido,

conferindo maior agilidade no atendimento aos diferentes pontos do município. De acordo com a coordenadora geral do SAMU, Sandra Maria da Silva, além de dar uma resposta mais rápida às ocorrências, a equipe dos setenta profissionais dispõe agora de um espaço favorável à melhor preparação e tratamento do estresse. “O ambiente favorece o relaxamento e o controle emocional. Eles são como atores que vão atuar diante de um público. Isso gera certa expectativa e algum desconforto. Por isso precisam estar bem preparados”, afirmou.

Cerimônia de inauguração

Na cerimônia de inauguração estiveram presentes o prefeito de Porto Seguro Gilberto Abade, o secretário de Saúde Messias Boaventura, coordenações do SAMU, secretários municipais, vereadores, representantes da Força Aérea Brasileira, Marinha, Polícias Rodoviária Federal, Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Delegacias do Turista e da Mulher, direção do HDLEM, agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, e comunidade.

A coordenadora de Enfermagem do SAMU, Amanda Chaves agradeceu ao prefeito e secretário pela iniciativa da inauguração da nova base e afirmou que a nova casa vai fortalecer ainda mais o espírito de família da equipe. Em seu discurso, secretário de Saúde, Messias Boaventura, agradeceu a todas as pessoas que contribuíram direta e indiretamente para a mudança e informou: “Porto Seguro está se preparando com o objetivo de sediar a Central de Regulação do SAMU Regional.” A central terá estrutura para atender a microrregião, formada pelos municípios de Porto Seguro, Eunápolis, Santa Cruz de Cabrália, Guaratinga, Belmonte, Itabela, Itagimirim e Itapebi.

No pronunciamento, o prefeito Abade parabenizou o município pela nova base e aos profissionais do SAMU: “Vocês são verdadeiros “anjos do asfalto”, disse, elogiando o trabalho da equipe. Abade destacou as

importantes obras realizadas ao longo de um ano e meio e convidou para a inauguração da parceria com a iniciativa privada na prestação de serviços em cirurgias cardíacas e neurológicas, em agosto. “Estamos mudando a cara da cidade” afirmou, citando, dentre outras, as casas do Projeto Minha Casa Minha Vida, a construção da Praça da Bíblia, com espaço para esporte e lazer, e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Baianão.

Após os discursos, foi descerrada a placa e feito o desenlace da fita de inauguração da base provisória do SAMU, que tem como endereço, Rua Estada do Aeroporto, nº 1.061, bairro Cidade Alta.

 

Fonte: Ascom da Secretária de Saúde de Porto Seguro

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui