Na noite de sexta-feira, 19 de outubro, o Projeto Social Casas de Apoio Solidário (PSCAPS) inaugurou oficialmente a segunda Casa de Apoio em Teixeira de Freitas, denominada Casa de Apoio Costa das Baleias.
Localizada no bairro Vila Caraípe, próximo ao novo Hospital Estadual Costa das Baleias, a nova unidade já está em funcionamento há 60 dias e tem como principal objetivo proporcionar acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que vêm de outras cidades ou estados para acompanhar familiares internados na região.
A cerimônia contou com a presença de lideranças do projeto, representantes religiosos, autoridades municipais e parceiros da iniciativa.
O pastor Estêvão Vilas Boas, diretor executivo do PSCAPS, destacou a relevância da nova casa para a ampliação do acolhimento regional, afirmando que o objetivo é “acolher, amar, cuidar e ajudar a quem precisa”. Ele relembrou o início do projeto, em 2016, quando a necessidade de uma casa de apoio surgiu após uma visita ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). Desde a inauguração da primeira unidade, em 2018, mais de 12 mil famílias de diversas partes do Brasil foram beneficiadas.
A Casa de Apoio Costa das Baleias foi concebida devido à crescente demanda provocada pela inauguração do novo hospital, como explicou o pastor: “Agora, com o Costa das Baleias, surgiu a necessidade de uma segunda casa. Em apenas 60 dias, mais de 150 pessoas já passaram por aqui“, ressaltou.
O presidente do PSCAPS, Lúcio Dimas, agradeceu a Deus por sobressaírem às adversidades através da união de voluntários e profissionais qualificados na manutenção do projeto, reafirmando o compromisso da entidade com o acolhimento das famílias em situação de vulnerabilidade. “Que você seja uma luz em meio à escuridão, nós vivemos tempos difíceis, mas quando nos colocamos à disposição com um pequeno gesto podemos mudar a realidade de uma vida“, citou.
O pastor Luiz Carlos, que conduziu uma reflexão bíblica durante o evento, exaltou a importância de prestar ajuda a quem precisa. Inspirado pela parábola do Bom Samaritano, ele afirmou: “Nós precisamos participar de maneira mais direta do apoio dessas pessoas que passam pela vida da gente e carecem de um ato de misericórdia. Nosso desejo é que a Casa de Apoio continue progredindo e que a comunidade teixeirense entenda essa proposta“.
A Casa de Apoio Costa das Baleias não se limita a oferecer hospedagem e alimentação. De acordo com Eide Silva Oliveira, coordenadora do Serviço Social do Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), a unidade tem se tornado uma verdadeira extensão do trabalho hospitalar. “Quando os pacientes chegam, são totalmente acolhidos pela Casa de Apoio. Pastor Estêvão está sempre à disposição para buscá-los e levá-los, fazendo essa intermediação que é crucial para o nosso trabalho“, disse.
A cerimônia também contou com a presença do juiz da 2ª Vara do Juizado Especial de Teixeira de Freitas, Dr. Marcus Aurélius, que destacou a importância social da iniciativa. “É de suma importância a inauguração dessa segunda casa, que oferece apoio material e espiritual a quem está em um momento de extrema vulnerabilidade“.
O pastor Jonas Rezende, presidente da Associação dos Pastores de Teixeira de Freitas (Apetf), também comentou sobre a importância do projeto. “Nós somos parceiros do PSCAPS, servindo a comunidade com alegria, e é uma honra estarmos juntos na inauguração de mais uma casa“, comentou.
O vereador Ronaldo Cordeiro expressou seu apoio ao projeto, destacando a importância das Casas de Apoio para as famílias dos pacientes. “Esse é um projeto fantástico, que faz uma diferença enorme na vida dos pacientes e de seus familiares, oferecendo hospedagem e alimentação de forma gratuita. Eu me coloco à disposição para fortalecer essa iniciativa, inclusive buscando recursos através das emendas impositivas“, disse.
Jadilson Moraes, pastor e diretor geral da Rede Sollo ABM de Comunicação, cobrou das autoridades presentes um maior apoio às Casas de Apoio Solidário. “Eu estive com o pastor Estevão e disse: ‘O senhor tem uma missão espinhosa’, porque pedir ajuda não é fácil. É lamentável não termos aqui um representante do Executivo, mas acredito que, com o tempo, o reconhecimento virá“, comentou.
Com a segunda unidade em funcionamento, o PSCAPS reforça sua missão de acolher e cuidar de famílias em momentos de extrema vulnerabilidade, cumprindo um papel social fundamental para Teixeira de Freitas e toda a região.
Parabéns aos envolvidos, que o Mestre Jesus continue dando sabedoria, disponibilidade e responsabilidade para com sua obra missionária e social.
Deus abençoe a todos.
Misturar religião com política geralmente não dá certo .