Inadimplência dos consumidores tende a se estabilizar até o início de 2011

Inadimplência dos consumidores tende a se estabilizar até o início de 2011
CPF
São Paulo, 18 de outubro de 2010 – O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor ficou inalterado em agosto de 2010, mantendo-se no patamar de 94,6. Como o indicador possui a propriedade de antever, num horizonte médio de seis meses, as oscilações cíclicas da inadimplência, a estabilidade registrada pelo indicador em agosto sinaliza que a inadimplência do consumidor tende a se estabilizar, pelo menos até o início de 2011 e, neste aspecto, eventuais elevações do nível de inadimplemento dos consumidores não seriam suficientes para reverter a atual trajetória de crescimento do crédito às pessoas físicas.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o bom momento vivido pelo mercado de trabalho (aumento do nível de emprego e crescimento dos rendimentos reais) tem conseguido neutralizar, pelo menos em parte, as pressões sobre os níveis de inadimplência dos consumidores, decorrentes de uma trajetória de expansão do crédito bem superior à massa de rendimentos (capacidade de pagamento).

Cabe ainda lembrar que o pagamento do 13º salário, que ocorre a partir da segunda metade do 4º trimestre, constitui-se também num elemento de mitigação da inadimplência dos consumidores, pelo menos no curto prazo.

 

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