Implantação de sistema eletrônico vai eliminar o uso de papel em processos administrativos no Estado

Evento acontece nesta quinta-feira (15), às 15h, no auditório do Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB)

Extinguir a utilização do papel como suporte físico para processos administrativos, inicialmente, na Secretaria da Administração (Saeb) e, posteriormente, nos demais órgãos do Estado. Esse é o objetivo principal do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), que vai trazer também mais agilidade, transparência, redução de custos, e a satisfação do usuário. A Bahia é o primeiro estado do país a implantar o SEI, que foi criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

O lançamento do novo produto será na próxima quinta-feira (15), às 15h, no auditório do Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O secretário da Administração, Edelvino Goes, vai participar da solenidade, que também terá a presença do diretor presidente da Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb), Samuel Araújo, e do secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), Gleisson Rubin.

Após a realização de estudos para implantação de um sistema de protocolo administrativo para gestão de processos e documentos eletrônicos, a Saeb, em parceria com a Prodeb, optou pela adesão ao SEI. Alguns dos critérios para a escolha do sistema foram o custo zero, já que foi adquirido através de convênio de cooperação técnica; estabilidade do sistema; possibilidade de acesso remoto através da web; além das funcionalidades específicas, como controle de prazos, ouvidoria, estatísticas da unidade, tempo do processo, e outros.

O SEI é o sistema adotado no projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos. Após o lançamento do sistema, o próximo passo é o treinamento da equipe de implantação do SEI na Bahia pelo MPDG.

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria da Administração do Estado da Bahia | Saeb

 

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