Uma iniciativa de profissionais da educação que trabalham em uma escola de Nova Tribuna, no interior de Caravelas, tem trazido resultados significativos junto aos alunos.
A implantação de salas temáticas, em que os professores ficam e os alunos se movimentam, foi destaque na mídia estadual. A inauguração da readequação da escola aconteceu em março deste ano, mas o projeto já acontece desde o final de 2022.
O projeto acontece na Escola Municipal Sebastião Pereira dos Santos, que recebe cerca de 300 alunos. Alguns deles viajam até 30 quilômetros para chegar à unidade de ensino e usufruir da nova metodologia.
A ideia das salas temáticas foi do diretor da escola, Cristiano Porto. Ele compara sua atitude com o cuidado que tem com a própria casa.
“Como nós temos a nossa casa, que você cuida, foi pensando nisso que eu achei que cada professor, quando tivesse o seu espaço e ali ele recebesse seu aluno, o tratamento seria diferente“, disse o diretor.
Ele ainda detalhou em entrevista que os resultados já foram observados, tanto no aprendizado quanto no comportamento em sala de aula.
O professor de Ciências, Derisvaldo Rodrigues, destacou a vantagem de ter tudo ao seu alcance com mais facilidade. “A gente já pode trabalhar a aula sem precisar se deslocar“.
São cinco salas temáticas totalmente equipadas de acordo com o componente curricular específico: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História.
Além disso, a escola conta com climatização e câmeras de vigilância. Os estudantes também elogiaram.