Ilhéus: Vigilância Sanitária interdita três farmácias em Ilhéus por irregularidades

Os estabelecimentos localizados no Centro da cidade, Parque Infantil e na Central de Abastecimento foram fechados na quarta-feira, dia 8, e serão reabertos após a adequação à legislação vigente.

A Vigilância Sanitária de Ilhéus, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em conjunto com o Conselho Regional de Farmácia (CRF), interditou três drogarias localizadas no Centro da cidade, Parque Infantil e na Central de Abastecimento por apresentarem irregularidades, na última quarta-feira, dia 8. Os estabelecimentos já haviam sido fiscalizados anteriormente, foram notificados e receberam prazo de 30 dias para adequação à legislação vigente. Contudo, passado este período, as farmácias permaneceram com as irregularidades, então a vigilância aplicou auto de infração dando mais 15 dias para normalização, como não foram atendidas as exigências os empreendimentos foram fechados até que sejam resolvidas as pendências.

No ato da entrega do auto de infração, os agentes da Vigilância Sanitária alertaram aos responsáveis pelas farmácias que para o caso de reincidência das inconformidades seriam aplicadas as penalidades previstas na lei, que variam de advertência, multa e/ou interdição do estabelecimento, até que sejam realizadas as adequações necessárias. O secretário municipal de Saúde, José Antônio Ocké, declarou que o intuito de se buscar uma fiscalização com mais rigor, objetiva uma redução dos riscos à saúde da população ilheense.

Apesar da incidência das multas aplicadas pelo CRF – Salvador nessa ação, o fiscal do órgão, Isaias Oliveira, afirmou que a atuação da Vigilância Sanitária Municipal na fiscalização deste seguimento de atividade, tem alcançado excelentes resultados, haja vista o reduzido número de estabelecimentos em desacordo com as normas sanitárias, considerando que das 63 drogarias cadastradas e fiscalizadas, apenas três apresentaram irregularidades.

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui