Ilhéus vai fabricar supercomputador

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, foi informado da ampliação das atividades e da capacidade instalada do Polo de Informática, que passará a fabricar um supercomputador pessoal. O equipamento será fabricado pela empresa Accept, que escolheu Ilhéus, para montar os primeiros supercomputadores pessoais brasileiros.

Os supercomputadores que terão capacidade de processamento 100 vezes maior do que a dos computadores pessoais comuns e serão montados em parcerias com a fabricante de processadores Americana NVidia, atualmente uma das maiores fabricantes de placas de vídeos e chip sets de placas mãe, e com a consultoria da empresa paulista Sunset.

Na opinião de Newton Lima, o ingresso de novos investimentos faz parte da política de incentivos implantada pelo Governo do Estado com o objetivo de promover o crescimento econômico. “Essas medidas têm se mostrado eficientes na prospecção de empresas, que a cada dia buscam a Bahia para instalar suas plantas industriais”, reconhece o prefeito.

Os supercomputadores fabricados pela Accept são usados para cálculos sofisticados – normalmente feitos por grandes e potentes computadores – e que agora irá suprir o mercado com um equipamento do tipo pessoal, oferecido por um preço bem mais em conta. Lançados no USA há três anos, os supercomputadores pessoais poderão custar no Brasil cerca de R$ 60 mil.


Fonte: O Tabuleiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui