A abertura oficial do Festival “Amar Amado”, ponto alto das comemorações alusivas ao centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, acontecerá neste sábado (4), a partir 19 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI). Entre várias outras autoridades, estarão presentes o prefeito Newton Lima, o presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso, e o secretário estadual da Cultura, professor Albino Rubim. O festival, que vai até o dia 12 de agosto e promoverá shows, filmes, cursos, saraus, peças e ciclos literários, vai acontecer no Quarteirão Jorge Amado, no centro de convenções, nos prédios históricos e nas ruas da cidade.
Após o pronunciamento das autoridades e de uma homenagem à família do escritor baiano, a programação trará uma “Leitura Amadiana com Jorge Amado Neto”, às 19h30min, e a apresentação da Orquestra Afro Sinfônica da Bahia, às 20 horas. Concluindo a programação do dia 4, no palco principal da praça Dom Eduardo, mais dois eventos: apresentação cultural com artistas da terra, às 21 horas, e um grande show com o cantor Moraes Moreira, a partir das 22 horas.
Antes dos eventos programados para a noite, o dia 4 de agosto também trará, por volta das 16 horas, um sarau na praça Pedro Matos (Praça do Teatro) e uma visitação à Exposição “Orixás”, de Osmundinho Teixeira, na Casa de Cultura Jorge Amado. Meia hora depois, na galeria do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), o público terá a oportunidade de conferir a abertura da exposição “Amadas Paisagens – Um encontro entre artistas” e o painel fotográfico “O Amado e Eu”.
A programação do Festival “Amar Amado” contemplará diversos outros eventos. Entre eles, uma grande feira literária, o lançamento nacional do filme “A Última Estação”, a entrega dos prêmios do Concurso Cultural Reinvente Jorge Amado e a realização de shows com Margareth Menezes e com a família Caymmi. No dia 10 de agosto, quando Jorge Amado estaria completando 100 anos de nascimento, a programação incluirá, entre outros, a assinatura da reforma da Casa de Jorge Amado, uma homenagem da Câmara de Vereadores, o espetáculo teatral “O grande amor da minha vida” e um grande show com o cantor Caetano Veloso.
Jorge Amado – Jorge Amado nasceu em 10 de agosto de 1912, na fazenda Auricídia, distrito de Ferradas, município de Itabuna, Sul da Bahia. Filho do cacauicultor João Amado de Faria e de d. Eulália Leal Amado, Jorge passou a infância e parte da adolescência em Ilhéus. A obra literária de Jorge conheceu inúmeras adaptações para o cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba em várias partes do Brasil. Seus livros foram traduzidos em 49 idiomas, existindo também exemplares em braile e em formato de áudio-livro. O romancista morreu em Salvador, no dia 6 de agosto de 2001. Seu corpo foi cremado e suas cinzas enterradas no jardim de sua residência, na Rua Alagoinhas, no bairro do Rio Vermelho, no dia em que completaria 89 anos.