Ilhéus: Semana do Trânsito de Ilhéus faz homenagem ao profissional

Como parte da Semana do Trânsito, o dia 23 de Setembro – Dia Nacional do Agente de Trânsito – foi celebrado com um café da manhã em estande montado na Avenida Soares Lopes.

O Dia Nacional dos Agentes de Trânsito foi comemorado em Ilhéus nesta terça-feira – 23 de Setembro – com um café da manhã no estande montado na Praça Dom Eduardo, na Avenida Soares Lopes. A homenagem integrou a programação da Semana do Trânsito, iniciada no último dia 18 e prevista para ser encerrada nesta quinta-feira, 25. Além de dezenas de profissionais e representantes do Samu, o ato foi prestigiado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Isaac Albagli, e pelo superintendente de Transporte e Trânsito (Sutran) de Ilhéus, Capitão Eliezer Ribeiro.

O secretário Isaac Albagli destaca a importância do agente para o surgimento de uma cidade mais organizada e melhor para viver. “Por meio de uma ação permanente de conscientização, viabilizada através de palestras e abordagens educativas, a natureza do trabalho dos nossos agentes é muito mais social do que punitiva”, defende. Já o superintendente de Transporte e Trânsito, Eliezer Ribeiro, lembra que a categoria precisa ser cada vez mais valorizada, “afinal, atua, diariamente, na segurança viária e na preservação da vida de motoristas e pedestres”, completa.

O Dia Nacional do Agente de Trânsito, comemorado em 23 de setembro, é um marco histórico na trajetória da categoria. A data foi instituída pela Lei 12.821, sancionada pela presidente Dilma Rousseff no dia 5 de junho de 2013. De acordo com o governo federal, a criação da data homenageia esses servidores, que vem conquistando o seu espaço a cada dia, auxiliando motoristas e pedestres para um trânsito mais humanizado.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o agente de trânsito é a pessoa credenciada para o exercício de diversas atividades, entre elas o trabalho de fiscalização. No bojo de suas atividades, entre outras, se encontram a sinalização, o atendimento a ocorrências, desvios e interdições, acompanhamento de campanhas educativas, realização de blitzen e fiscalização de irregularidades, por meio de rondas ostensivas.

Programação – A programação da Semana do Trânsito terá continuidade nesta quarta-feira, 24, com duas atividades: comando educativo em frente à Rodoviária, das 10 às 11 horas; e visita ao estande da Avenida Soares Lopes, das 9 às 17 horas. Por fim, na quinta-feira, dia 25, nova visita ao estande, das 9 às 17 horas; exposição de equipamentos na Avenida Soares Lopes, das 15 às 17 horas; e simulação de resgate no local do acidente no 5º Grupamento de Bombeiros Militares – GBM/Samu, das 15 às 17 horas.


Secretaria de Comunicação Social – Secom


Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui