Ilhéus sedia com sucesso mais um grande evento de Triathlon

A realização de uma etapa do Itu Pan American Cup – Standard em Ilhéus marcou, no último sábado (7), o retorno do município ao roteiro do Triathlon internacional. Prestigiada por centenas de pessoas, que acompanharam e incentivaram os atletas nos diversos pontos do percurso, a prova também valeu como etapas do Campeonato Baiano e do Campeonato Norte Nordeste.A promoção foi da Associação Panamericana de Triathlon (Patco), em parceria com a Confederação Brasileira (CBTri), Federação Baiana (Febatri) e Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Turismo e da Superintendência de Esportes.

No feminino, a argentina RominaBalena venceu como tempo de 2.08:19, conquistando aITU Pan American Cup de Triathlon. Em segundo lugar, chegou a baiana Tatiane Pereira Souza,que registrou uma de suas melhores performances: 2.09:59. Completando, em terceiro lugar, ficou Fernanda Garcia,com a marca de 2.10:38; em quarto, Priscila Rocha, com 2.11:02; e, finalmente, em quinto, Flávia Fernandes, da Seleção Brasileira, com o tempo de 2.16:53.

No masculino, o argentino Luciano Taccone, que na semana passada sagrou-se vice-campeão da etapa do Pan AmericanCup, disputada em João Pessoa, venceu a elite masculina, cravando o tempo de 1.51:57. Emsegundo lugar ficou o também argentino Gonzalo Raul Tellechea, com 1.51:59 e, em terceiro, o norte-americano Gregory Billington, com 1.52:21. Nesta categoria, alguns brasileiros conquistaram bons resultados. Rafael Fonseca foi o oitavo colocado, com o tempo de 1.54:26; Flávio Queiroga ficou em nono, com 1.55:10; Matheus Diniz, em décimo lugar, com o tempo de 1.55:49; Paulo Maciel, décimo segundo, com a marca de 1.57:129; EdmilsonPereira, décimo terceiro, com 1.58:16; Eduardo Lass, décimo quarto, com 1.59:19; Iuri Vinuto, décimo sexto, com 2.03:03;Tomaz Tropiano, em 17º, com 2.03:15; e Diogo Ferreira, o 18º, com o tempo de 2.05:25.

Ilhéus 
O triatleta Fred Moraes Lima, que reside em Ilhéus e é o atual campeão brasileiro, fez umaprova apenas regular, marcando o tempo de 2.01:05 e ficando com a décima quinta posição. Apesar disso, além de conquistar o primeiro lugar no Campeonato Baiano, Fred Moraes Lima foi o primeiro baiano da elite a cruzar a linha de chegada da etapa ilheense do Itu Pan American Cup – Standard.

O Pan American Cup – Standard, que já foi realizado este ano em diversas cidades, como João Pessoa, na Paraíba; Lima, no Peru; e Ixtapa, no México; é uma das seletivas para as Olimpíadas de Londres. A prova teve 1.500 metros de natação (praia do Cristo), 40 quilômetros de ciclismo (avenida Soares Lopes e Quarteirão Jorge Amado) e 10 quilômetros de corrida (avenida Soares Lopes e Quarteirão Jorge Amado). Já o Norte Nordeste – Sprint e o Campeonato Baiano – Sprint, que utilizaram o mesmo circuito do PanamericanCup, tiveram 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida.

“Mais uma vez, queremos agradecer ao prefeito Newton Lima e a todos os companheiros de governoque contribuíram para o sucesso da etapa ilheense do Itu Pan American Cup2012, evento Internacional que congrega milhares de participantes, entre atletas, torcedores, dirigentes, patrocinadores, familiares e profissionais de imprensa de diversos países”, declara o secretário de Turismo, Paulo Moreira. Já o superintendente municipal de Esportes, Alberto Kruschewsky,elogia a qualidade técnica do evento, lembrando que, mais uma vez, o público ilheense se destacou, vibrando e incentivando os atletas em todos os momentos da prova. “Muito emocionado, agradeço ao prefeito Newton Lima, a toda a nossa equipe e aoscompanheiros da FederaçãoBaiana e da Confederação Brasileira de Triathlon pelo apoio e, sobretudo, pela confiança”, afirma, acrescentando que “o evento contou com a presença dos melhores atletas da modalidade, o que coloca Ilhéus de vezno calendário Internacional”.

O Pan American Cup teve como patrocínios: Caixa, Kibom, Unimed, Águia Branca, TV Santa Cruz, Nutricau

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui