Ilhéus sedia 5º Congresso dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia

O evento acontecerá nos dias 30,31 de agosto e 01 de setembro, com objetivo de propor a interação entre os gestores a fim de discutir questões que estão na pauta municipalista

Nos próximos dias 30 e 31 de agosto e 01 de setembro, Ilhéus sedia o 5º Congresso dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia, que acontecerá no Hotel Praia do Sol, localizado no litoral sul da cidade. O tema central do evento é “Fortalecendo o SUS através dos Municípios”, e tem como objetivo propor a interação entre os gestores municipais para fortalecimento das políticas públicas e discutir questões que estão na pauta municipalista, constituindo inclusive o fomento ao processo de desenvolvimento social e econômico do Estado da Bahia.

Pela primeira vez o Congresso Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia será realizado fora da capital baiana, através de uma proposição da Secretaria de Saúde de Ilhéus. O evento será aberto no dia 30, às 20h, com a conferência sobre o tema “Fortalecendo o SUS através dos Municípios”. Cerca de 600 gestores municipais estão sendo aguardados durante os três dias do congresso

De acordo com o secretário de Saúde de Ilhéus, Antônio Ocké, a realização do congresso no interior baiano é muito importante pois fortalece as políticas públicas de saúde e promove a interação entre os gestores. “É necessário que os secretários de saúde discutam temas que promovam a melhoria da saúde do estado, como os consórcios de saúde, programa “Mais Médicos”, planejamento regional integrado e regionalização da saúde na Bahia”, afirma Ocké.

Programação 

No segundo dia do Congresso, 31, o evento será iniciado às 8h, com a sala de atendimento SESAB; das 8 às 10h haverá a mesa “Consórcios de Saúde: Experiência do Ceará e Projeto Bahia”; das 10 às 12h, acontece o painel sobre o Programa Mais Médicos: avanços e desafios; das 14 às 16h, o debate sobre “Direito à Saúde e a Judicialização: dificuldades e desafios”; das 16 às 18h, assembléia geral para eleição da nova diretoria do COSEMS; das 18h30 às 19h30min, Luau com Idéias: Controle Social e a Gestão do SUS. Após o jantar, a programação cultural terá “Luau à beira–mar”.

No terceiro e último dia do evento, das 8 às 10h, mesa redonda sobre Financiamento da Saúde; das 10 às 11h30m, painel sobre Regionalização da Saúde na Bahia e o Planejamento Regional Integrado; das 11h30m, Leitura e aprovação da Carta de Ilhéus. Em seguida, será realizado o almoço de encerramento.

Sala de Atendimento SESAB 

Uma grande novidade no 5º congresso será a Sala de Atendimento aos gestores municipais, realizado pelo secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, e a equipe técnica da SESAB. Vale salientar que os atendimentos acontecerão durante os três dias do evento. No primeiro dia, das 14 às 18h; no segundo dia, das 08 às 12h e das 14 às 18h e no terceiro dia, das 08 às 12h.

Realização 

O evento é uma realização do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde, apoio do governo do Estado da Bahia, Governo Federal, Prefeitura Municipal de Ilhéus, Organização Panamericana de Saúde, União dos Municípios da Bahia, Ministério Público do Estado da Bahia, Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, Conselho Estadual da Bahia, Conselho Estadual de Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

 

Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui