Ilhéus se prepara para vacinar a população contra gripe

Neste sábado (5 de maio), começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Com o tema “Proteger é cuidar”, a campanha do Ministério da Saúde seguirá até o dia 25 de maio. Em Ilhéus, a meta da campanha deste ano é imunizar 33.639 pessoas, segundo dados da Vigilância a Saúde do município. O público-alvo desta ação são as pessoas com mais de 60 anos de idade, crianças na faixa etária de seis meses a dois anos e gestantes.

Além desses grupos, também devem ser vacinados os profissionais da saúde e a população indígena. Os grupos eleitos representam a parcela da população considerada vulnerável à manifestação grave da doença. No próximo dia 5 de maio, será realizado o “Dia D” de mobilização nacional, com postos de saúde e pontos extras de vacinação funcionando durante todo o dia. Estará disponível também para a população durante todo o dia postos volantes, equipes móveis de vacinadores que circularam por bairros, sendo uma equipe em cada zona da cidade.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito, é importante que os incluídos no grupo de risco se vacinem para manter a Bahia livre dessa doença que, em alguns casos, pode levar à morte. Os pais devem ficar atentos à vacinação das crianças. Aquelas que receberão a vacina pela primeira vez serão imunizadas em duas etapas: na primeira ida ao posto de vacinação receberão meia dose, e 30 dias depois devem retornar para receberem a segunda dose. As pessoas que foram vacinadas no ano passado devem tomar apenas uma dose neste ano.

O principal objetivo da vacina, de acordo com o Ministério da Saúde, é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza. A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui