Ilhéus se consolida como polo de desenvolvimento da indústria de chocolate de origem

alt

O Município de Ilhéus, com 482 anos de história, sedia, pela oitava vez, o Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia. O evento, que acontece no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, na Avenida Soares Lopes, de 21 a 24 de julho, reunirá 50 expositores e cerca de 30 marcas. Ilhéus, mantido como o maior produtor municipal de cacau do País, desenvolve um projeto de verticalização da lavoura cacaueira, e hoje já agrega mais de 40 títulos de chocolate de origem no Estado.

 

O Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia, que será oficialmente aberto às 19 horas desta quinta-feira, com entrada gratuita, contribui para consolidar o município como grande polo de desenvolvimento da indústria chocolateira. Entre as marcas de chocolate premium do Sul da Bahia que estarão na 8ª edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia, podem ser destacadas Amma, Mendoá, ChOr – Chocolate de Origem, Amado Cacau, Fazenda Sagarana, Costa Negro e República do Cacau.

 

O presidente da Associação de Turismo de Ilhéus, Marco Lessa, lembra que o evento aglutina diversos elementos, como turismo, agroindústria e cultura. “Por isso, neste período, recebemos a visita de produtores, especialistas e chefs renomados de várias partes do país, o que contribui para o sucesso deste evento, que é o único em todo o Estado da Bahia a estimular a produção de chocolates”, comenta.

 

alt

Dados recentes afirmam que 12 bilhões de reais é o valor movimentado pela cadeia produtiva no Brasil, que ocupa o 3º lugar no ranking de consumo de chocolate no mundo. Além disso, o Brasil segue como o 5º maior produtor de cacau, com a Bahia responsável por mais de 60% da produção nacional, o que envolve cerca de 150 mil toneladas de cacau por ano.

 

Show – Depois da abertura oficial, programada para às 19 horas, a oitava edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia prossegue com uma agenda cultural, que inclui o show “Vidas Pra Contar”, do cantor e compositor Djavan. A programação também abrange workshops gratuitos de receitas à base de chocolate com renomados chefs do país, concursos e oficinas tecnológicas sobre produção de chocolate.

 

A nova edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau oferecerá, ainda, espaços para recreação e minicursos de confeitaria para crianças, exposição de bolos confeitados e esculturas de chocolate, visitas a fazendas de cacau e fábricas de chocolate, rodadas de negócios, palestras e debates com especialistas sobre o tema, além de atrações culturais nacionais.

 

Parceiros – Iniciativa da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), o festival conta com as parcerias da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Turismo e Esportes (Setur), e do Governo do Estado, através das secretarias de Turismo, Agricultura e Desenvolvimento Rural, além do Senar, Instituto Arapyaú, Sebrae, Bahiagás, Fieb, Biofábrica de Cacau, Costa do Cacau Convention Bureau e Sindicato Rural de Camacan.

 

A exemplo de outras iniciativas importantes, como o carnaval antecipado, o Aleluia Ilhéus e o São João de Ilhéus, o Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia já se encontra inserido no calendário de eventos do município. Desde sua primeira edição, a promoção tem atraído milhares de visitantes apaixonados por chocolate e empresários dispostos a investir no segmento, movimentando milhões de reais.

 

 

 

 

Secretaria de Comunicação Social – Secom.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui