Ilhéus: Saúde promove Dia “D” de Combate à Dengue no Alto do Basílio

A Secretaria de Saúde de Ilhéus promove nesta quinta-feira, dia 11, Dia “D” de Combate à Dengue, no Alto do Basílio, a partir das 13 horas, em parceria com estudantes dos Cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Capacitados no último mês de março pela Vigilância à Saúde do Município, os estudantes repassaram o treinamento para professores da Uesc e líderes comunitários do Basílio, que também estarão participando da ação.

Durante o Dia “D”, serão entregues sacos de lixo para moradores recolherem os resíduos sólidos que servem como criadouros para o mosquito transmissor da dengue, a exemplo de latas, pneus, baldes e garrafas. As equipes de trabalho, que também contarão com a participação de agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, também distribuirão folhetos e cartazes educativos com orientações sobre a adoção de medidas de prevenção e combate à doença.

Atendendo a uma solicitação da comunidade local, a semana de combate à dengue terminará no sábado, dia 13, a partir das 9 horas, com um grande mutirão de mobilização e conscientização no Salobrinho. Coordenado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica do Município, o trabalho contará com a participação de dezenas de agentes de endemias e agentes comunitários de saúde.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Patrícia Dickie de Almeida, lembra que o primeiro mutirão aconteceu há cerca de duas semanas, no Alto do Carvalho, local que apresentou o maior risco da doença no Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (Lira), realizado em fevereiro.

Outras ações

O trabalho de combate à dengue em Ilhéus conta também com o monitoramento regular de pontos estratégicos da cidade – oficinas, hospitais, garagens, cemitérios e borracharias – onde são realizados tratamento químico e eliminação de criadouros. Outras ações importantes são a borrifação de inseticidas, através da utilização do sistema conhecido como Ultra Baixo Volume (UBV), e as visitas de rotina, que também promovem distribuição de material educativo e prevenção de potenciais criadouros.

Por outro lado, já se encontra em funcionamento o Pronto Atendimento (PA) da Dengue, localizado no anexo do Hospital Geral Luiz Viana Filho, no bairro da Conquista. A estrutura, que era uma das metas da Secretaria Municipal de Saúde, foi montada para o atendimento emergencial dos casos ou suspeitas da doença. O local é equipado com salas de recepção, coleta de sangue, observação do paciente e atendimento médico. O PA funciona diariamente, das 7 às 19 horas, com plantão médico e uma equipe de nove pessoas.

 

Fonte: Ascom da prefeitura

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui