A Secretaria da Saúde de Ilhéus entregou na manhã de quarta-feira, 12, aos agentes comunitários de saúde do município 225 kits de balança portátil, um importante instrumento de trabalho nas visitas dos agentes às famílias assistidas. O kit contém uma balança e duas bolsas para pesagem de recém-nascidos e de crianças até dois anos de idade.
Segundo o secretário da saúde, Ronaldo Lavigne, essa é uma reivindicação antiga dos agentes, agora atendida. “Há muitos anos que essas balanças não eram compradas. Muitas quebraram ou se desgastaram pelo uso frequente e alguns agentes estavam trabalhando sem este instrumento”, afirma o gestor. Todos os agentes comunitários do município, tanto os que atuam na zona rural como na área urbana, irão receber o kit para pesagem.
A partir de agora, os agentes poderão realizar um melhor acompanhamento do desenvolvimento das crianças nas famílias trabalhadas, identificando fatores de risco como o baixo peso e podendo encaminhar para um tratamento mais específico junto a unidade de saúde. O acompanhamento proporciona qualidade no atendimento aos pacientes e combate também a mortalidade infantil.
Os agentes comunitários de saúde receberam, ainda, outras melhorias nas condições de trabalho. Há duas semanas eles receberam novos uniformes, composto por uma calça e duas blusas. Para facilitar e otimizar o trabalho dos agentes comunitários que atuam na zona rural, também foram solicitadas 40 bicicletas, que já estão em processo de compra. “Esses agentes percorriam grandes distâncias entre as casas visitadas e essa medida, sem dúvida, irá melhorar as condições de trabalho”, concluiu Lavigne.