Ilhéus: Samu da Zona Sul é inaugurado

O Serviço de Urgência e Emergência (Samu) da Zona Sul de Ilhéus já está funcionando. A inauguração ocorreu no final da tarde desta segunda feira (17), e contou com a participação do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, do secretário da Saúde, Ronaldo Lavigne, e do presidente da Câmara de Vereadores, Edivaldo Nascimento (Dinho Gás). Também estiveram presentes ao evento o diretor-médico do Samu, Walbert da Silveira, e o diretor-administrativo, Edson Bastos, além de servidores municipais e moradores daquela localidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A unidade do Samu será composta por uma equipe formada por consultor-socorrista e técnico de enfermagem, além de uma Unidade Móvel Básica. A sede dessa nova unidade está localizada ao lado do Centro Avançado de Saúde, no bairro Hernane Sá (Urbis). O prefeito Newton Lima salientou em seu discurso a satisfação em proporcionar mais esse benefício para a população da zona sul. “Esta é uma reivindicação antiga e uma necessidade real haja vista o crescimento desta área nos últimos anos e, consequentemente, o aumento de tráfego de carros em horários de pico. Fico feliz em ver esse trabalho concluído e já a serviço da população”, disse.

O secretário da Saúde do município, Ronaldo Lavigne, ressaltou a importância que a atual gestão oferece ao Samu que presta um serviço relevante. “O Samu da zona sul foi uma prioridade conquistada com muito trabalho e esforços conjuntos para que se tornasse uma realidade. Essa descentralização visa aperfeiçoar serviço e o tempo de atendimento do Samu, beneficiando toda a população que reside nesse área da cidade, o que é, sem dúvida, uma grande conquista para cidade”, ressaltou.

O coordenador-regional do Samu, Walbert da Silveira, esclareceu que no último ano o tempo resposta para o atendimento do Samu na zona sul da cidade dobrou, gastando-se em horários de tráfego intenso cerca de 15 minutos para chegar até o local da emergência. Walbert afirma, ainda, que apesar de parecer pouco, o tempo resposta para casos como afogamento ou infartos do miocárdio precisam ser o menor possível para diminuir os possíveis danos. Ele explica que, nestes casos, os primeiros atendimentos podem fazer toda a diferença. É importante salientar que o número para solicitação do Samu continuará o mesmo, o 192. Todas as ligações irão para uma central que acionará as equipes de acordo com a localidade da urgência.

O secretário da saúde informou, ainda, da mudança da sede do Samu do local atual, na avenida Itabuna. “Já estamos reformando uma nova sede, localizada na avenida Litorânea Norte, e dentro de alguns meses já estaremos alocando a equipe neste novo local, o que habilitará o funcionamento do Samu Regional, regulando o atendimento de mais 20 cidades e, consequentemente, recebendo mais investimentos” informou Ronaldo Lavigne.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui