Aos 16 anos, Jadson Santana é uma das revelações do surf baiano. Campeão invicto na categoria Iniciante do Circuito Cyclone Baiano de Surf Amador da Federação Baiana de Surf (FBS), encerrada nesse domingo, 2, na praia do Sul, em Ilhéus, Jadson também levou o título estadual na categoria Mirim, com a maior soma de pontos.
Nascido e criado em Itapuã, às margens da Lagoa do Abaeté, começou cedo a admirar as manobras dos surfistas na Praia da Pedra do Sal, onde acompanhava a avó, baiana do acarajé. Alí teve as primeiras lições e ganhou a primeira prancha.
Passou pela Escolinha de Surf de Itapuã, e sua garra chamou a atenção da Unisurf, que o levou para treinar.
“Ele tem muito talento”, destaca seu instrutor, Luciano Ferreira, um dos fundadores da Unisurf. Se no mar as manobras bem executadas chamam a atenção, em terra Jadson é referência para outros meninos. “Nossa associação foi criada para incentivar esses meninos à prática do esporte e Jadson, por estudar e ser bom aluno, assíduo e participante, é exemplo para os outros jovens”.
Além de Jadson, foram campeões no Baiano de Surf Amador Wallace e Danielle Albuquerque, campeã baiana da categoria feminina que terminou o ano vencendo as três etapas.
Fonte: Tribuna da Bahia