Ilhéus recebe R$ 500 mil para reforma de Teatro Municipal

No momento em que o mundo comemora o Dia do Teatro, que transcorre nesta quarta-feira, dia 27, Ilhéus tem um motivo a mais para festejar a data. O prefeito Jabes Ribeiro recebeu a confirmação de que o município receberá R$ 500 mil para a reforma do Teatro Municipal, obtidos a partir de emenda parlamentar do deputado federal Mário Negromonte, presidente do PP baiano.

Segundo o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Paulo Atto, os recursos serão investidos em intervenções físicas como na recuperação das vigas, da cobertura da casa das máquinas, do ar condicionado. Também serão requalificados as poltronas das plateias e os camarins, haverá a complementação da iluminação, além da compra de equipamentos técnicos da área cênica e realização de serviços de limpeza, pintura e higienização geral do teatro.

Por motivos de segurança, a Prefeitura de Ilhéus teve que cancelar, a partir do mês de fevereiro, as atividades do teatro, após realização de perícia por engenheiros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Como forma de evitar prejuízos ao segmento cultural, o prefeito Jabes Ribeiro assumiu o compromisso de buscar, o mais rápido possível, os recursos necessários para a recuperação do equipamento.

As obras terão inicio após a conclusão do Termo de Referência e da licitação. O Termo de Referência é o levantamento detalhado de todas as ações que devem ser realizadas para a recuperação do prédio, incluindo pesquisa de valor e qualidade de materiais. Após esse estudo será aberta o edital de licitação.

Exposições

As comemorações do Dia Mundial do Teatro em Ilhéus incluem duas exposições, oriundas do Teatro Castro Alves, de Salvador, que serão abertas ao público oficialmente nesta quarta-feira, 27, e ficam até o próximo dia 6 de abril. Uma das mostras traz figurinos do TCA, e está na Casa de Cultura Jorge Amado; a outra, no foyer do Teatro Municipal, com o tema O que é o teatro, traz informações sobre a história do teatro. As exposições também fazem parte das atividades do Aleluia Ilhéus Festival.

O dia mundial do teatro foi criado em 1961, pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), data da inauguração do Teatro das Nações, Paris.

 

Ascom da Prefeitura de Ilhéus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui