Ilhéus realizará atividades sobre doação e transplante de órgãos

O mês de setembro é considerado o mês Nacional da Doação de Órgãos e Transplantes. Em Ilhéus, umas séries de atividades serão realizada neste mês com o objetivo de divulgar e esclarecer aos profissionais da área da saúde e a sociedade em geral sobre esta temática. A primeira atividade da programação está programada para o dia 10 de setembro, com uma palestra para os alunos da Escola Técnica de Enfermagem em Ilhéus com o tema “Ampliar e aprofundar o conhecimento em relação ao Processo de Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos”, às 19h30min.

No dia 12 será celebrada a missa: “Celebração em favor da vida”, em todas as igrejas que celebram a missa da misericórdia. Ainda no dia 12, será realizada a palestra “Entendendo a Doação de Órgãos e Transplantes” no PSF (Posto de Saúde da Família) Almiro Vinhais da Princesa Isabel, às 9 horas. Esta mesma palestra será ministrada também no dia 13, no PSF da Conquista, às 9 horas, e no dia 26, na Igreja Batista Memorial (no bairro do Malhado), às 19h30min.

No dia 20, a mesma temática (Entendendo a Doação de Órgãos e Transplantes) será trabalhada em palestra para o Grupo de Renais Crônicos no Auditório do CTA (Centro de Testagem e Amostragem), no antigo Sesp, às 16 horas. No mesmo dia essa palestra será ministrada também para os estudantes da área de saúde da Faculdade Madre Thais, às 19h30min.

No dia 19 uma ação com a montagem de estande em frente à Câmara de Vereadores realizará diversas atividades durante todo o dia. Entre elas, a distribuição de panfletos informativos sobre doação para o público em geral, além de serviços gratuitos como aferição de pressão arterial e glicemia, coleta, testagem, aconselhamento direcionado para DST e HIV. No dia 22 haverá uma Participação na Ação Social da Igreja Batista Memorial, no bairro de Sambaituba, com distribuição de panfletos informativos relativos à Doação de Órgãos.

Encerrando a programação de atividades, será realizado no dia 27 a Caminhada pela Vida, que percorrerá ruas do centro da cidade, com saída programada para às 8 horas, na 6ª Dires, na avenida Canavieiras. A Caminhada contará com carro de som além do encontro e participação de pacientes transplantados e em lista de espera para recebimento de doação.

O mês da doação de órgãos e transplantes é uma realização do Núcleo de Doação de Órgãos e Tecidos/Transplantes de Ilhéus, em parceria com a 6ª Diretoria Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui