Ilhéus realiza Campanha Outubro Rosa nesta quinta-feira

Na terça-feira, dia 30, a Sesau divulgou o evento para mulheres que fazem parte do grupo da Associação dos Pré-idosos do Sul da Bahia – Foto Sesau

O evento, realizado ao lado da Catedral de São Sebastião, irá oferecer inúmeros serviços de saúde e sociais às mulheres ilheenses, das 8 às 17 horas.

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realiza nesta quinta-feira, dia 2, das 8 às 17 horas, a Campanha Outubro Rosa, que é dedicada à Saúde da Mulher. O evento, promovido pelo Departamento de Atenção Básica (DAB) e o Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), tem como objetivos principais oferecer informações a cerca da prevenção, promoção e estímulo à busca pelos serviços de saúde, e acontece no estacionamento ao lado da Catedral de São Sebastião, no Centro de Ilhéus. O público alvo são mulheres em idade reprodutiva e aquelas que têm mais de 40 anos de idade.

Segundo, a diretora de Atenção Básica da Sesau, Bárbara Christian, a campanha busca atrair a atenção do público alvo que reside no município sobre a importância da prevenção e realização do autoexame das mamas, realização do exame papanicolau (preventivo); incentivar a busca de serviços preventivos de saúde, através da visita periódica ao profissional; promover ações para a identificação dos sinais e sintomas do câncer de mama e para incentivar o diagnóstico precoce. Neste sentido, durante todo o dia serão oferecidos os seguintes serviços como aferição de pressão arterial; teste de glicemia capilar; vacinação e confecção de cartão SUS. Além disso, equipes da Central de Regulação estão no local fazendo a marcação de mamografias, ultrassonografias, exames laboratoriais, entre outros.

Durante o dia, também serão promovidos atendimento de preventivo pela equipe de enfermagem; exame clínico das mamas realizado pela enfermagem, como triagem para a consulta com o mastologista; teste rápido de HIV e distribuição de preservativos. Quem comparecer ao evento vai contar também com atividades físicas, como alongamento e dança, além disso, afirma Bárbara Christian, o evento contará com stand de maquiagem, de massoterapia, corte de cabelo e distribuição de material informativo/folder.

No que se refere a educação em saúde, a Campanha Outubro Rosa também irá oferecer palestras sobre câncer de mama e de colo uterino, alimentação saudável e violência doméstica, assim como realizará demonstração do autoexame de mama, e irá ainda disponibilizar uma sala de espera com o tema Autoestima. “Para tudo isso, contamos ainda com o apoio do Conselho Municipal de Saúde e das secretarias municipais de Turismo (Setur), Desenvolvimento Social (SDS) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur), além da Uniodonto, Unimed, Rotary, CDL, CRAM e Avon”, finalizou Bárbara Christian.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)


Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui