Nesta quarta à noite (8), artistas itabunenses fizeram protesto contra a demolição do espaço cultural Sala Zélia Lessa, no centro, ao lado da Escola Profissionalizante. Romilton Teles, Eva Lima e Jaffet Ornellas foram alguns dos que se levantaram contra o atentado à cultura local. A sala foi transformada em espaço artístico em 1986 e recebeu apresentações de nomes expressivos do teatro baiano, a exemplo de Mário Gusmão, Carlos Betão e o global Jackson Costa.
O espaço era utilizado pelo Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente por mais de seis anos e foi desocupado há mais de um mês. A atriz Eva Lima e o cantor e ator Jaffet Ornellas conversaram com a secretária de Assistência Social, Marina Silva, para que o espaço fosse novamente explorado pelos artistas locais, relata Ari Rodrigues. A secretária acenou positivamente.
O golpe de Marina e do prefeito Capitão Azevedo (DEM) começou a ser aplicado no início desta semana. A secretária não marcou a reunião, mas comandou pessoalmente a demolição do miniteatro, que tinha capacidade para 150 pessoas e contava até mesmo com estrutura de camarim.
Ontem, artistas fizeram um velório simbólico da Sala Zélia Lessa e criticaram a falta de apreço do prefeito Capitão Azevedo pela cultura local.
Fonte: Pimenta na Muqueca