Ilhéus promove II Expopampa Especializada da BA

Será realizada de 21 a 24 de abril, no Parque de Exposições de Ilhéus, a II Expopampa Especializada da Bahia. O evento conta cotará com mais de 180 equinos, trazidos por cerca de 50 criadores dos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco. A exposição é ranqueada e as pontuações obtidas pelos criadores e animais em Ilhéus somam pontos para a exposição nacional.

Segundo o presidente da Associação Ilheense de Criadores (AIC), João Bittencourt Neto, participam da Expopampa animais de qualidade comprovada através de registro definitivo emitido pela Associação Brasileira do Cavalo Pampa (ABC Pampa). Explica Bittencourt, que o cavalo pampa é um animal dócil e tem como características a beleza exótica, a comodidade, a performance para passeios, montarias e cavalgadas, e a marcha picada.

Atualmente o cavalo pampa é um dos equinos mais valorizados comercialmente, com um valor médio de R$ 30 mil para os top de linha, cujo mercado se encontra em franca expansão. No sábado (23), às 20 horas, será realizado um leilão virtual (transmissão ao vivo) pelo Canal do Lance, no qual serão oferecidos reprodutores, matrizes, potros e cavalos de sela pampa, mangalarga e mangalarga marchador. Os pré-lances estão disponíveis desde quarta-feira (13), através do site www.canaldolance.com. 

Além do leilão, também será promovido um shopping do cavalo pampa, bem como exposição e vendas de ovinos (carneiros e ovelhas) e equinos de outras raças. Informa João Bittencourt, que durante os dias da Expopampa o Parque de Exposições de Ilhéus montou uma infraestrutura adequada para receber os visitantes, com bares e restaurantes, cabana universitária, parque infantil e comércio de artigos e insumos rural.

O cavalo pampa
Baseada no padrão genético dos cavalos de raça nacional, o objetivo dos criadores pioneiros foi o de formar o cavalo pampa brasileiro de sela, com funções específicas no esporte e no lazer, aliando a beleza e a função para atender um mercado imensurável de usuários. Atualmente, a ABC Pampa conta com mais de 500 criadores em seu quadro efetivo de associados e 3.500 animais oficialmente cadastrados no Registro Genealógico.

Explica o criador Luís Sérgio Andrade que o pPampa conquistou fama mundial ao desempenhar seu papel de “bandido” nos filmes americanos de western e de guerra entre exércitos e índios. Montados pelos índios, geralmente a pelo, esses cavalos coloridos, autênticos mustangs das pradarias americanas, ainda hoje encantam olhares de milhões de telespectadores em todo o mundo, seja pela beleza de sua pelagem e conformação, pela coragem, a velocidade, a agilidade. Realidade hoje também no Brasil.


Fonte: O Tabuleiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui