Ilhéus: Projeto oferece serviços gratuitos a marisqueiras e pescadores

O município de Ilhéus recebe nesta sexta-feira (11) a ‘Ação Cidadã Pescando o Futuro’, evento que fornece gratuitamente a pescadores e marisqueiras da região serviços de saúde, educação, lazer e cidadania, numa iniciativa da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), e da prefeitura local. Cerca de duas mil pessoas serão beneficiadas no terminal pesqueiro da cidade.

“Melhorar a qualidade de vida destes profissionais envolve estabelecer políticas para produção de pescado. É preciso ensinar a pescar, mas também cuidar da saúde e garantir a cidadania destas pessoas”, afirma o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, acrescentando que o projeto consegue reunir todos os serviços em um mesmo lugar.

Na área de saúde estão programadas atividades como profilaxia dental e orientações sobre a forma correta de escovação dos dentes, saúde ocupacional, exames oftalmológicos, tipagem sanguínea, exames de glicemia, massoterapia, medição de índice de massa corporal, orientações sobre planejamento familiar e alimentação saudável. Os exames e orientações serão realizados por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus, Clínica Euclin e Faculdade de Ilhéus.

Financiamento

Já para garantir a cidadania dos profissionais da pesca, serão disponibilizados serviços de orientação jurídica, financiamentos do Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Caixa Econômica, cadastramento no CadCidadão e palestras sobre temas diversos relacionados à pesca.

Uma unidade do SAC Móvel para emissão de documentos também estará funcionando no local. Depois de cuidar da própria saúde e de garantir sua cidadania, os pescadores poderão ainda se divertir nas oficinas de leitura, pintura facial, dança, jogos e recreação.

 

 

 

Fonte: Secom BA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui