Ilhéus: Projeto “Ame, Cuide, Preserve” movimenta Lagoa Encantada, em Ilhéus

alt

Neste domingo, dia 10, o evento “Ame, Cuide, Preserve” movimentou a comunidade da Lagoa Encantada, na zona rural de Ilhéus. O evento teve como objetivo incentivar a interação da comunidade com a preservação ambiental e promover a Lagoa Encantada como produto turístico da Costa do Cacau, destacando seus potenciais naturais.

Como parte das atividades de sensibilização ambiental, no sábado, dia 9, aconteceu um mutirão de limpeza na localidade, com apoio da Prefeitura de Ilhéus. Um culto ecumênico marcou a abertura dos trabalhos, no domingo, dia 10, pela manhã. Em seguida aconteceram palestras sobre meio ambiente, turismo e cidadania.

alt

Oficinas de culinária, com reutilização de alimentos, plantio de hortas verticais, com garrafas plásticas, mostra de artesanato, confeccionados por artesões locais e brincadeiras lúdicas com crianças, também fizeram parte da programação. Na oportunidade foi lançado o projeto Adote uma Lixeira.

“Parceiros como a Secretaria de Turismo, Prefeitura Municipal de Ilhéus, Sebrae e empresários do trade turístico, colaboram para a busca da preservação e formatação da Lagoa Encantada como um ambiente para o turismo”, destacou José Humberto, um dos organizadores do evento.

O encerramento contou com a apresentação musical de Nego e Alana Lima. O prefeito em exercício do Município, Carlos Machado (Cacá), comentou que a Prefeitura realiza um trabalho conjunto para melhorar os acessos às localidades da zona rural. “Estamos trabalhando de forma planejada para que as chuvas não atrapalhem as recuperações dos nossos acessos à zona rural de Ilhéus”, concluiu.

alt

Para o secretário de Turismo e Esportes (Setur) de Ilhéus, Josenaldo Cerqueira “é necessário ampliar os produtos turísticos do município, para que os moradores e visitantes tenham mais opções de lazer e entretenimento, fortalecendo também a economia das comunidades como da Lagoa Encantada e de outras que pretendemos incluir no roteiro turístico”.

Encantada – Localizada na zona rural norte de Ilhéus, cerca de 700 pessoas vivem ali, que têm na pesca a sua atividade mais tradicional. Conhecida por sua beleza natural foi inspiração para vários poemas, livros e literatura de cordel. Cercada por fazendas e matas nativas, sua lagoa é a maior de água doce da Bahia, com 6,4 km² de espelho d’água.

 

Secretaria de Comunicação Social – Secom.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui