Ilhéus: Projeto Águia da Cultura contempla 18 propostas

Iniciativa é mantida pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secult e em parceria com a empresa Águia Branca.

Ilhéus: Projeto Águia da Cultura contempla 18 propostasLançado no fim de 2014 pela Prefeitura de Ilhéus através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), o projeto Águia da Cultura contemplou, nesta primeira fase, dezoito propostas. Segundo Paulo Atto, titular da Secult, os espetáculos serão realizados por artistas que se utilizarão de um ônibus para percorrer diversas localidades da cidade, levando números musicais, peças de teatro, dança, oficinas e shows gratuitos. O trabalho tem a parceria da empresa de transportes Águia Branca.

O projeto visa o fomento da produção cultural local, sua dinamização e ampla divulgação, além de promover apresentações diversas e democratizar o acesso aos bens culturais e à produção artística ilheense. O ônibus, por sua vez, exerce uma função social, tornando possível a realização de espetáculos em localidades que não possuem palcos ou áreas destinadas a esse tipo de atividade.

Contemplados – Um dos projetos selecionados é “As Lavadeiras”, de Janete Lainha, um espetáculo ligado ao circo. A proposta é levar à plateia a essência brincante desse tipo de arte, tendo o picadeiro como um espaço artístico e cultural, além de provocar reflexões e discussões através das situações de ensino-aprendizagem das personagens. A proposta do Grupo de Teatro/Circo Maktub, conhecido em Ilhéus pela Palhasseata realizada anualmente, é levar espetáculo na linguagem do palhaço tradicional, que reúne a apresentação de números cômicos clássicos da palhaçaria mundial e criações da própria trupe.

Já o espetáculo de “Dança Kianga: Arte, Religião e Identidade no Território Sul da Bahia”, tem como base temática as manifestações religiosas e afro-culturais do Território Litoral Sul da Bahia, que compreende cidades como Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Buerarema e Una. Na dança, o Grupo Ky Dance, formado por oito jovens, incorpora coreografias nos mais variados ritmos musicais.

Águia da Cultura – O projeto, idealizado na terceira gestão do prefeito Jabes Ribeiro, foi desativado nas administrações anteriores. O ônibus utilizado estava sucateado. Diante do quadro, a prefeitura procurou novamente a empresa Águia Branca, mostrou o projeto e agora devolve ao ilheense mais um meio de informação e lazer cultural. Assim, o Águia da Cultura tornou-se um instrumento fundamental para o incremento e a prática de atividades socioculturais em comunidades mais afastadas da área urbana de Ilhéus.

 

Fonte: Secom Ilhéus

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui