Ilhéus: Porto volta a exportar cacau em larga escala após 20 anos

Seis mil toneladas devem sair de porto no sul da Bahia nesta semana.

Produtores ainda encaram retorno do comércio exterior como pontual.

Após 20 anos, o Porto de Ilhéus, sul do estado, vai voltar a exportar amêndoas de cacau em larga escala. A região viveu altos índices de produção e exportação no século passado. Nesta semana, os produtores de cacau ilheenses devem exportar seis mil toneladas para a Europa.

O retorno da exportação acontece após a safra encerrada em maio, que entrou no estoque em junho. Os produtores ainda encaram o movimento de retorno como pontual. Eles esperam que a volta da venda do cacau para o exterior seja contínua e que traga retornos financeiros, principalmente com a alta do dólar.

Por enquanto, os produtores ainda não são pagos, com base na nova relação do dólar com o real. A arroba do cacau gira em torno de R$ 150. Os produtores também investem na melhoria da amêndoa, o que tem atraído produtores de chocolate da Europa.

No ano passado, o Brasil produziu 280 mil toneladas de cacau, sendo que todas as indústrias juntas consomem 250 mil toneladas. Ou seja, o mercado operou com cerca de 30 mil toneladas de superávit e apenas parte desse superávit é que está sendo exportado.

 

 

 

 

G1, com informações da TV Santa Cruz

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui