Ilhéus: Parceria entre a prefeitura e o FNDE vai capacitar profissionais para gestão de recursos da educação

Termo de adesão consiste na oferta de cursos de capacitação, em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações do FNDE

 

Com o objetivo de fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Educação (Seduc), assinou termo de adesão ao Programa Nacional de Formação Continuada à Distância nas Ações do FNDE (FormAção pela Escola).

De acordo com a secretária de Educação do Município, Marlúcia Rocha, o programa é voltado à capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada. “O FormAção pela Escola busca contribuir com a melhoria da qualidade da gestão e também com o fortalecimento do controle social dos recursos destinados a essa área”.

O programa consiste na oferta de cursos de capacitação, com carga horária de 40h, em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social. Com isso, busca-se estimular a participação da sociedade nessas ações.

Contrapartidas – De acordo com o termo de compromisso assinado pelo prefeito Jabes Ribeiro e pela titular da Seduc, Marlúcia Rocha, cabe ao município, por exemplo, estruturar mecanismos para realizar a formação dos profissionais da área, como a cessão de espaço e material necessários. Além disso, deve indicar os tutores para o curso e arcar com os gastos relacionados à alimentação, transportes e demais.

FNDE – O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é uma autarquia federal, responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC).

Para alcançar a melhoria e garantir uma educação de qualidade a todos, em especial a educação básica da rede pública, o FNDE se tornou o maior parceiro dos 26 estados, dos 5.565 municípios e do Distrito Federal. Além de inovar o modelo de compras governamentais, os diversos projetos e programas em execução – Alimentação Escolar, Livro Didático, Dinheiro Direto na Escola, Biblioteca da Escola, Transporte do Escolar, Caminho da Escola, Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil – fazem do FNDE uma instituição de referência na Educação Brasileira.

 

Secom de Ilhéus

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui