Ilhéus: Operação Verão Limpo colabora para o equilíbrio ambiental

Além de potencializar a prestação de serviços de manutenção da cidade, realizados durante todo o ano pela Sedur, destaca-se entre benefícios da operação, a promoção do equilíbrio ambiental, uma vez que medidas aparentemente simples podem evitar uma série de danos ao meio ambiente e transtornos aos cidadãos.

Ilhéus: Operação Verão Limpo colabora para o equilíbrio ambiental
Operação Verão Limpo no alto da Tapera (Foto: Gidelzo Silva/Secom de Ilhéus)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Operação Verão Limpo, realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), é um concentrado de serviços de manutenção e requalificação das vias públicas que vem, desde o início de novembro, melhorando o aspecto visual e qualidade de vida dos moradores de Ilhéus, bem como favorecendo a uma melhor recepção aos turistas que chegam ao município na alta estação. Serviços como poda de árvores, desobstrução de bueiros, roçagem, varrição além de limpeza de sarjetas e troca de lâmpadas, prosseguem a partir desta segunda-feira, dia 16, no Alto da Tapera e no Malhado.

Depois de beneficiar o Bairro de Barra do Itaípe e a Avenida Litorânea Norte, na semana passada, a Operação Verão Limpo tem como próximos destinos o Alto do Basílio, Nelson Costa e Hernani Sá, de acordo com o cronograma da Sedur. Além de potencializar a prestação de serviços de manutenção da cidade, que são realizados durante todo o ano, destaca-se entre os benefícios da operação, a promoção do equilíbrio ambiental, uma vez que medidas aparentemente simples podem evitar uma série de danos ao meio ambiente e transtornos aos cidadãos.

De acordo com o diretor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema) Alex Assis, os serviços de limpeza e manutenção de sarjetas e vias públicas contribuem para o equilíbrio ambiental sobremaneira, evitando um efeito cascata de conseqüências negativas ao meio ambiente e à saúde da população. “Com a incidência das chuvas, a água tende a escoar dos locais mais altos para os mais baixos, onde estão os pontos de drenagem. Nesse percurso, a força atuante sobre a água desloca uma série de resíduos que se acumulam nos bueiros formando poças. Estas, associadas ao lixo, formam um ambiente ideal para a proliferação de vetores de doenças”, explica o diretor.

 

 

 

Fonte: Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui