Existe consenso entre os técnicos de que o aeroporto internacional de Ilhéus deve ser construído em um local diferente do que estava programado, nas proximidades do Porto Sul. O local escolhido inicialmente teria uma construção muito cara e poderia ter problemas com a liberação pelo Ibama, por estar próximo à uma área de proteção ambiental.
Pelos que se comenta, o aeroporto internacional seria construído num platô próximo da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), livre de problemas ambientais e localizado junto ao acesso ao Porto Sul através do acesso ao Complexo Intermodal do Porto Sul, a ser construída com a duplicação da BR-415.
O local em estudo também teria outras conveniências, a começar pela distância de outros centros alimentadores de passageiros, como Itabuna, Itacaré, além da própria Ilhéus. Para que tudo funcione em perfeita sintonia, basta dar andamento ao projeto viário, com o semianel rodoviário que permitiria os acessos norte e sul de Ilhéus, nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Estadual.
Esse local, aliás, não é desconhecido e há muito fazia parte dos estudos realizados pelo Derba, sob a coordenação do engenheiro Saulo Pontes, agora diretor do órgão. Agora, só resta mobilizar a área política e econômica dos governos Federal e Estadual para que finalizem os projetos e iniciem as obras do Complexo Intermodal Porto Sul. A região cacaueira se desenvolveria com muito mais rapidez.
Fonte: Cia da Notícia