Ilhéus: Maramata promove o curso Alfabetização Ecológica

O curso, ministrado pelo professor mestre em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Sérgio Ricardo Matos Almeida, será realizado nos próximos dias 16 e 17 de agosto (sábado e domingo) na sede da instituição.

A Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) promove o curso Alfabetização Ecológica, com o objetivo de traçar discussões sobre aspectos mais amplos da sustentabilidade, abrangendo conceitos sobre o tema bem como sua relação com as áreas econômica, social e ambiental. A atividade, ministrada pelo professor mestre em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Sérgio Ricardo Matos Almeida, será realizada nos próximos dias 16 e 17 de agosto (sábado e domingo) na sede da instituição.

Para efetuar a inscrição, os interessados devem procurar a Maramata (Rua Luiz Palmeira, s/n, Nova Brasília), no período das 7h30 às 17 horas, ou entrar em contato direto com o professor Sérgio Almeida pelos telefones (75) 3621-6951 e (75) 9998-4201. O contato com o educador também pode ser realizado pelo email [email protected] Estão disponíveis apenas 20 vagas e os alunos receberão certificado de participação.

O curso terá início na manhã do dia 16, com uma dinâmica de grupo, denominada A Teia da Vida. Em seguida, ocorrerá a explanação dialogada sobre os temas alfabetização ecológica, o pensamento sistêmico e a pedagogia da rima na alfabetização ecológica. As atividades do turno matutino incluem ainda a atividade interativa Olhar e Ver, e discussões sobre saberes necessários à sustentabilidade ambiental. O debate sobre o tema prossegue no período vespertino, após dinâmica de grupo (Cabo de Vassoura). No segundo momento da tarde, haverá ainda discussões sobre solo e teoria da trofobiose (como se criam pragas/ plantas bem nutridas) e, finalizando, será realizada a dinâmica O Jogo do Carteiro.

No domingo, dia 17, segundo dia do curso, os alunos vão participar da dinâmica de grupo O Comandante e da explanação dialogada, incluindo os tópicos: sociologia vegetal, espontâneas sucessões, sistemas agroflorestais e a água no planeta terra. No período vespertino, haverá nova atividade interativa (Quem conta um conto) e estudos sobre agricultura urbana, sistema agroflorestal e desafios do futuro.

 

 

 

Fonte: Ascom da prefeitura

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui