Ilhéus mantém serviços de apoio à mulher vítima de violência

alt

A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Ilhéus possui serviços e programas que atendem especialmente ao público feminino. Alguns deles, como o Centro de Referência ao Atendimento à Mulher (Cram) presta cuidados às vítimas de violência sexual, psicológica e física. Através de equipe composta majoritariamente por mulheres, a entidade acolhe as vítimas de violência encaminhadas pela rede de atenção da SDS ou que procuram ajuda espontaneamente.

 

Inaugurado em 2015 pelo prefeito Jabes Ribeiro, o espaço funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h. Oferece acompanhamentos com psicóloga, psicopedagoga, advogada, assistente social e arte-terapeuta. Assim, busca prestar apoio psicológico, jurídico, e para o empoderamento social para as mulheres vítimas de violência no seio familiar, além de encaminhar os casos notificados à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), à rede de saúde e aos órgãos de justiça. Às sextas-feiras, o expediente é interno.

 

Sua sede está localizada à Avenida Vereador Marcos Paixa (antiga Bahia), n° 174, no bairro Cidade Nova. O coordenador centro em Ilhéus, Lúcio Gusmão, explica que a presença de um equipamento desse, apesar de representar o amparo às mulheres, mostra “o quão a sociedade ainda continua machista e adepta da subjugação da mulher, o que requer ainda mais esforços para acabar com essa cultura”.

 

Creas – Outro programa que também é voltado para mulheres é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) – Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), que compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social.

 

O serviço é mantido em parceria com o Governo Federal e faz parte dos programas a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS). Sua sede fica localizada na Avenida Uberlândia, nº 555, no bairro do Malhado. Além destes, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) através de suas atividades e oficinas, busca ofertar às mulheres maneiras de sair da situação de vitimização e criar renda por meio dos cursos ofertados nas cinco unidades do Cras existentes na cidade. Os Cras estão localizados nos bairros Teotônio Vilela, Barra, Banco da Vitória, Olivença e Nossa Senhora da Vitória.

 

Secretaria de Comunicação Social – Secom.

Ilhéus, 7.6.16

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui