Ilhéus: Índios fazem protesto por demarcação de terras na região

Indígenas fecharam dois sentidos da BA-001 na tarde desta segunda-feira.

Segundo cacique, grupo também reivindica melhorias nas estradas.

Índios fazem protesto (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Índios da tribo Tupinambá de Olivença realizam uma manifestação na BA-001, próximo à cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, na tarde desta segunda-feira (18). De acordo com o cacique Sival Magalhães, dentre outros pontos, o grupo pede a demarcação imediata do território indígena.

“Nós estamos reivindicando a demarcação do território Tupinambá de Olivença, que fica em Ilhéus, em uma área de 346 mil hectares. Nós queremos audiência com o Ministério da Justiça para discutir a demarcação. Também queremos melhoria nas estradas que ligam à aldeia”, relata o cacique.

Segundo Sival Magalhães, cerca de 300 indígenas participam da manifestação. No entanto, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) afirma que 100 pessoas fazem parte do ato. O grupo bloqueou os dois sentidos da via com pneus e madeira. Por conta do protesto, o tráfego de veículos é lento no local, informou a PRE.

O cacique diz ainda que os manifestantes só deixarão o local quando conseguirem entrar em contato com o Ministério Público, Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Prefeitura de Ilhéus. “A nossa manifestação é pacífica. Nós estamos deixando passar os casos de saúde, emergência”, acrescenta o cacique.

Segundo polícia, tráfego de veículos está lento na região (Foto: Reprodução/TV Bahia)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: G1

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui