Índios caminharam do centro até a prefeitura, onde pedem audiência.
Segundo a polícia, são cerca de 100 índios; índios falam em 320 pessoas.
Um grupo de índios realiza um protesto nesta segunda-feira (5), em Ilhéus, no sul da Bahia.
Segundo informações da polícia, são cerca de 100 pessoas, a maioria da etnia Tupinambá de Olivença, que pedem uma audiência com o prefeito.
De acordo com as informações do cacique Valdenilson Tupinambá, o número chega a 320 pessoas em frente à prefeitura e no plenário da Câmara Municipal da cidade.
“Nós queremos a suspensão das PECs 215 e 237 [da Portaria 303 e do PLP 227], que ataca os direitos dos povos indígenas e abrem para invasão de nossos territórios”, explicou.
Ainda segundo ele, os indígenas só encerram o protesto após serem ouvidos pelos gestores públicos. “Até agora, só fomos ouvidos pela assessoria do prefeito, que se comprometeu a agendar a reunião com o prefeito e com o governador, e o juiz de Ilhéus, que se comprometeu a revisar a suspensão de liminares de territórios”, apontou Valdenilson Tupinambá.
Como o prefeito de Ilhéus está viajando, os índios decidiram ir embora. Na semana passada, a Justiça concedeu uma série de mandados de reintegração de posse a produtores rurais donos de áreas ocupadas por índios da tribo tupinambá.
O processo de demarcação de terras está correndo no Ministério da Justiça. Uma reunião entre o prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro e representantes dos índios foi marcada para esta semana.
Fonte: G1