Ilhéus: Hospitais contratualizados garantem plantão 24 horas

A Secretaria de Saúde mantém o pagamento mensal aos hospitais com a finalidade de garantir o atendimento de emergência à população e aos visitantes.

Ilhéus: Hospitais contratualizados garantem plantão 24 horas
O São José é um dos hospitais que oferece serviços contratualizados (Foto: Alfredo Filho)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) da Prefeitura de Ilhéus adiantou o pagamento, referente ao mês de dezembro, da contratualização dos serviços de emergência nos hospitais da cidade, no sentido de garantir o atendimento aos pacientes de Ilhéus e dos visitantes através do Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive nos fins de semana. A informação é do secretário de Saúde, José Antônio Ocké, no sentido de que a população saiba mais sobre os serviços disponibilizados nesse setor.

Além de já ter reativado o funcionamento de cerca de 30 postos e centros de saúde da rede de atenção básica do município, o secretário destaca que a Prefeitura paga um contrato mensal aos hospitais para garantir o atendimento de emergência, principalmente, aos mais necessitados. Nesse sentido, ele informa que a referência em atendimento pediátrico é o Hospital São Jorge, localizado na Praça Barão de Rio Branco, no Bairro Cidade Nova, ao lado do Hospital de Ilhéus.

O secretário de Saúde ressalta que a referência em ortopedia é o Hospital Coci (Clínica Ortopédica e Cirúrgica de Ilhéus), situado na Rua Ipanema, no Bairro do Malhado. Já na área de clínica geral, a referência é o Hospital São José da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, cujo pronto socorro funciona no centro da cidade, na Ladeira da Vitória. Ocké salienta a contratação dos serviços de emergência nos hospitais os obriga a manter plantão durante 24 horas.

Ele enfatiza que, além da contratualização desses serviços, a população dispõe também do atendimento de emergência no Hospital Geral Luiz Viana Filho, da rede estadual de saúde, localizado na Avenida Brasil, no Bairro da Conquista. Vale salientar que tanto no Hospital Geral como nos hospitais São José e de Ilhéus há leitos para pacientes do SUS nas respectivas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Ele esclarece sobre o assunto porque ao final do ano passado, o governo anterior não garantiu a prestação desses serviços.

SAMU – O secretário ainda enfatiza o esforço do governo municipal com o objetivo de reestruturar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) no município. Além de ter conseguido novas ambulâncias para servir à população de Ilhéus, o prefeito Jabes Ribeiro determinou a instalação de um posto do SAMU na zona sul da cidade, que já está funcionando ao lado do Centro de Saúde Avançado do Bairro Hernani Sá (Urbis).

O prefeito já autorizou também a adoção de providências para a instalação de um posto do SAMU na zona norte da cidade, que será localizado no povoado de Juerana, à margem da rodovia BA-001. Além disso, o prefeito de Ilhéus já assinou contrato para a aquisição de uma ambulância com tração 4×4, com a finalidade de atender prioritariamente às comunidades da zona rural do município.

 

 

 

Fonte: Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui