Na primeira reunião, realizada nesta segunda-feira, dia 18, na Uesc, foi decidido que o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) irá participar dos encontros do fórum bem como foi discutida a importância do evento nordestino do Congemas.
O Fórum Regional de Assistência Social Território Litoral Sul (Fras) reiniciou suas atividades nesta segunda-feira, dia 18, com uma reunião realizada na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). No encontro, foi decidida, através de votação, a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) dos municípios que compõem o fórum nas reuniões do grupo. “O conselho é um importante instrumento, pois é formado por sociedade civil e poder municipal e atua formulando ações, projetos e programas que visem melhorar a vida de crianças e adolescentes de acordo com as normas estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, afirma o presidente do fórum e secretário de Desenvolvimento Social de Ilhéus, Jamil Ocké.
Na ocasião, o secretário de Assistência Social do município de Serrinha, Luiz Sena, membro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), falou sobre a importância do encontro nordestino do colegiado que vai ocorrer nos próximos dias 12,13 e 14 de março. “Este será um evento de grande magnitude, com a participação de gestores de todos os estados do Nordeste e nós precisamos contar com os municípios e gestores da Bahia”, destacou Ocké.
O evento é direcionado a gestores e técnicos do Sistema Único de Assistência Social (Suas), reunirá os nove estados nordestinos para debater o tema ‘Avaliando o SUAS: Um olhar sobre a gestão dos entes federados’. A inscrição para o evento é efetuada pelo sitehttp://congemas.org.br/. Luis Sena explicou que o Congemas é uma associação civil sem fins lucrativos com autonomia e duração indeterminada com sede e foro em Brasília – DF. Dentre seus objetivos está a promoção e o incentivo à formação dos gestores municipais para que possam efetivamente contribuir para a consolidação da Assistência Social no Brasil, enquanto política pública.
Fórum Regional de Assistência Social Território Litoral Sul – O Fras tem o apoio da Uesc e da Associação dos Municípios Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc). Nas reuniões, são discutidas metas, propostas, bem como é observado o quadro de necessidades e dificuldades pelas quais as secretarias vêm passando além de fortalecer e estreitar os laços entre os municípios.
Atualmente fazem parte deste fórum as cidades do litoral sul da Bahia Almadina, Iguaí, Arataca, Barro Preto, Camacan, Ilhéus, Itacaré, Itapé, Santa Luzia, Una, Canavieiras, Coaraci, Floresta Azul, Buerarema, Itabuna, Jussari, Mascote, Pau Brasil, Uruçuca, Ibicaraí, Ibirapitanga, Aurelino Leal, Itajuípe, Itapitanga, Maraú e da área de abrangência da Uesc.
Secretaria de Comunicação (Secom)