Dono de estabelecimento diz que obra, criada há 10 anos, será restaurada.
A estátua do escritor Jorge Amado que fica no bar Vesúvio, ponto turístico de Ilhéus, no sul da Bahia, foi depredada e a polícia agora procura os suspeitos do crime. O vandalismo foi flagrado por câmeras de segurança. A ação foi cometida na madrugada de terça-feira (28).
As imagens mostram um homem se aproximando e dando dois chutes na escultura. Ele arranca a mesa, onde Jorge Amado fica apoiado, e joga no chão. Depois, pega pedaços da mesa e atira contra a imagem. Dois minutos depois, foge do local.
Segundo o dono do bar, o empresário Guido Paternostro, a escultura foi feita há 10 anos pelo artista plástico Gervelson Chaves, de Minas Gerais, com objetivo de preservar a memória do local. “Vamos cobrir o Jorge Amado, porque está feio, horroroso, sem nariz, todo quebrado. Vamos procurar um restaurador e ver o que fazer”, disse.
Moradores do Alto de São Sebastião, que quiseram se identificar, disseram que o suspeito do crime é um ex-usuário de drogas que teve um surto. Além de depredar a escultura, ele também teria quebrado os vidros de três carros e a janela de um hotel no centro da cidade.
Turistas de Cuiabá foram ao Vesúvio tirar foto ao lado da escultura, mas tiveram a surpresa. “É triste, né? A gente veio conhecer pela primeira vez. Vamos ter que voltar outra vez para vez ela restaurada”, afirma a turista Silvana Valério.
O bar foi fundado em 1910 por dois italianos. Em 1945, foi comprado por Nacib e virou casa de Gabriela, história vivida e contada por Jorge Amado no romance Gabriela Cravo e Canela.
Fonte: G1, com informações da TV Santa Cruz