Ilhéus: Educadores avaliam os novos índices de Desenvolvimento da Educação Básica

Dezenas de professores, orientadores, supervisores e gestores escolares da rede municipal de ensino lotaram o auditório da Justiça Federal na manhã de quarta-feira (29) para participar de um grande encontro de avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A cada dois anos, o índice é medido por meio da realização, em todo o Brasil, da chamada “Prova Brasil”. Voltada para alunos do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental, a prova é aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

“Nosso principal objetivo, com este encontro, foi apresentar aos nossos educadores os atuais índices do IDEB, visando, logo depois, dar início a uma ampla reflexão sobre a necessidade de melhorarmos, ainda mais, o desempenho da aprendizagem dos nossos alunos”, enfatizou a secretária da Educação, professora Lidiney Campos. Segundo ela, depois que as escolas da rede municipal de ensino elaboraremseus novos planejamentos, dotados das chamadas medidas interventivas, um segundo encontro será realizado. “Apesar disso, é importante dizer que a maioria das unidades atingiu a meta estabelecida pelo MEC”, ressalta.

De acordo com a diretora-pedagógica da Secretaria de Educação, Sara Lemos, os novos números, resultados da Prova Brasil aplicada no ano passado, mostram que o município ficou dois pontos percentuais acima do índice de 3,7, estabelecido pelo MEC para os alunos do 5º ano. Com relação aos alunos do 9º ano, o índice do Ministério da Educação para Ilhéus, de 3,3, foi ultrapassado em três pontos percentuais. “Além disso, é interessante informar que as escolas municipais do Pontal eTemístocles Andrade, noTeotônio Vilela, foram as unidades que obtiveram as maiores taxas de crescimento”, completa a diretora pedagógica.

Aprovação e desempenho – O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado pelo Inep em 2007, sintetizando dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em matemática e língua portuguesa. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar,e pelas médias de desempenho nas avaliações do Inep, do Saeb e da Prova Brasil.

No Brasil, a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Geralmente, é durante este período da vida escolar que o aluno toma posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa. Em Ilhéus, o encontro de avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) aconteceu no período da manhã desta 4ª feira, sendo repetido durante a tarde para um segundo grupo de educadores.

 

 

Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui