Ilhéus e Jucuruçu estão entre os 63 municípios com maior risco de poliomielite na Bahia

Ilhéus e Jucuruçu estão entre os 63 municípios com maior risco de poliomielite na Bahia
Foto: Papo de Mãe

O risco de contaminação por paralisia infantil, a poliomielite, é uma realidade em pelo menos 312 municípios do país. Ainda que o último caso da doença tenha sido registrado na década de 80, o vírus não foi erradicado pelo mundo. Na Bahia, 63 cidades não vacinaram metade das crianças que compõem o público-alvo no ano de 2017.

As informações divulgadas pelo Ministério da Saúde indicam o município de Ribeira do Pombal com o menor índice de vacinação entre crianças com menos de um ano – apenas 0,5%. As cidades de Ilhéus, com 29,69%, e Jucuruçu, 33,67% – localizadas nas regiões Sul e Extremo Sul, respectivamente – também compõem a lista, enquanto a recomendação é de 95%.

A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) esclareceu que as pessoas possuem uma falsa sensação de proteção por não conviverem mais com a doença. O órgão disse ainda que deve montar estratégias nesses locais, deixando a passividade diante dos dados e estimulando a população.

A Campanha Nacional de Vacinação, neste ano, ocorrerá entre os dias 06 e 31 de agosto. As crianças menores de 05 anos devem ser levadas a qualquer posto de saúde, que devem disponibilizar a vacina durante todo o ano.

Com informações: G1 Bahia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui