A Estação de Tratamento de Água do condomínio residencial Cidadelle House I, localizado no km 24 da Rodovia Jorge Amado, é das mais modernas e sofisticadas. A ETA contempla todas as etapas do sistema convencional utilizado pelas maiores concessionárias do país e é considerada como de primeiro mundo, sendo seguidos todos os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde para se obter água potável da melhor qualidade.
São três poços outorgados pelo Inema e tanques com capacidade de armazenamento de 400 mil litros de água bruta e 320 mil litros de água tratada, suficientes para atender integralmente ao Condomínio. A ETA tem baixo custo de manutenção, e por isso a água a ser fornecida ficará com o valor 10% abaixo do preço cobrado pela Embasa. O sistema utiliza um método chamado Osmose Reversa no qual se retiram as mínimas partículas para oferecer uma água pura, como já ocorre com algumas cervejarias e nos serviços hospitalares de hemodiálise, que requerem água de alta qualidade.
O engenheiro civil Marcus Habib, da Hidroquímica, empresa responsável pela implantação da ETA – Cidadelle, é um especialista na área com mais de 35 anos prestando serviços para instituições como a EMBASA e a EMASA. Entusiasta do sistema ele destaca que a qualidade da água é das melhores. Para alcançar essa qualidade ela passa por processos de coagulação, floculação, decantação e filtragem.
“São equipamentos importados e com uma tecnologia de ponta. Nossos laboratórios foram concebidos de forma a analisar o produto de forma singular e segura”, ressalta o engenheiro. O Condomínio realiza ainda o tratamento de esgoto com uma estação dotada de refino com cloração e filtragem, o que permite a reutilização da água.
Acordo positivo
Há poucos dias uma Assembleia Geral Extraordinária foi realizada quando alguns pontos foram acordados entre Condomínio, Empresa Cidadelle e Construtora André Guimarães. Pelo acordo, o Cidadelle House utilizará a água por meio da ETA-Cidadelle até que a Construtora providencie a interligação com a rede da Embasa. Após essa etapa concluída o Condomínio assumirá a gestão/manutenção do sistema de esgotamento sanitário, obrigando-se a Construtora a doar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) ao Condomínio ou à Concessionária. A Construtora doou ainda cem por cento do Clube Cidadelle ao Condomínio.
A arquiteta Débora Santa Fé, da comissão de recebimento do Cidadelle House, destaca que “a questão do fornecimento da água foi solucionada pela construtora com a implantação de uma ETA de alto padrão, enquanto providenciará a interligação do Cidadelle House com a rede de abastecimento de água da concessionária. Acho que o acordo foi positivo tanto para o condomínio como para a construtora”.
Ramiro Aquino/Ascom da Cidadelle