Ilhéus: Dia D do Novembro Azul será realizado nesta sexta-feira, 27

Ação ocorrerá na Avenida Soares Lopes, próximo a Catedral de São Sebastião, com atendimentos médicos, marcação de exames e palestras

Na próxima sexta-feira, dia 27, a Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus realiza o Dia D de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata e diabetes, que integra a campanha Novembro Azul. O mutirão será realizado no estacionamento da Avenida Soares Lopes, na altura da Catedral de São Sebastião, e oferecerá serviços como consultas e marcação de exames.

Os atendimentos serão realizados entre às 8h e 17h e buscam alertar sobre a importância de os homens manterem os cuidados com a saúde. O público masculino com mais de 45 anos é alvo da ação. Serão oferecidas consultas clínicas e com médico urologista, encaminhamento de exames solicitados durante o mutirão, testagem rápida para diagnóstico de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e hepatites virais.

De acordo com o titular da Sesau, Antonio Ocké, durante o mutirão do Dia D, serão oferecidas palestras sobre prevenção e detecção do diabetes, orientações nutricionais e físicas. Ocké lembra que as ações do Novembro Azul em Ilhéus começaram no início deste mês e foram realizadas nas unidades de saúde dos bairros, com atendimentos médicos, orientações e marcação de exames.

Também na campanha, o terminal urbano de transporte e a Central de Abastecimento do Malhado receberam mutirões, que totalizaram cerca de um mil atendimentos. O secretário Antonio Ocké lembra que “o diagnóstico precoce é hoje a arma mais importante, pois, quando descoberto nos estágios iniciais, as chances de cura do câncer de próstata são muito mais altas”.

Próstata 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens e o sexto mais comum no mundo. Apenas esse ano, o Inca estima que 60.180 novos casos sejam diagnosticados no Brasil.

A doença ocorre quando as células da próstata, glândula localizada próxima à bexiga, começam a se multiplicar de forma desordenada. Na fase inicial, o paciente não apresenta sintomas, o que torna imprescindível que os homens façam os exames específicos indicados pelo médico, a partir dos 45 anos. Quem possui histórico familiar da doença deve redobrar os cuidados.

Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui