Ilhéus: Conselho de Educação quer suspensão de ano letivo

Entidade decidiu anular o ano letivo por falta de aulas no mês de outubro.

Secretaria diz que atividades serão mantidas e ocorrerão em dois turnos.

Ilhéus: Conselho de Educação quer suspensão de ano letivoO Conselho Municipal de Educação de Ilhéus, no sul da Bahia, quer anular o ano letivo de 2013 das escolas da rede municipal que iniciaram o ano letivo em outubro desse ano. A decisão ocorreu na quarta-feira (18).

De acordo com Reinaldo Soares, presidente da entidade de fiscalização, a solicitação para anular ano letivo aconteceu porque muitas escolas, principalmente da zona rural, ficaram sem aulas até o mês de outubro e a Secretaria Municipal de Educação não apresentou, em tempo hábil, proposta de reposição dessas aulas.

Segundo informações Enilda Mendonça de Oliveira, presidente da Associação Profissional de Professores de Ilhéus (AAPI), não são todas as escolas da Ilhéus que podem ter o ano letivo anulado. “São várias escolas na cidade e no campo. Não são todas que se encontram com esse problema. As escolas que estavam em greve e aquelas que estavam sem professores têm calendário escolar, e os alunos desses colégios terão aula até março de 2014”, conta.

A Secretária de Educação do Município, Marlúcia Mendes, informa que as aulas do ano letivo de 2013 serão mantidas e que, como solução, os alunos assistirão às aulas nos dois turnos. “Tivemos uma reunião com o prefeito, junto à Procuradoria Jurídica, e vamos manter as aulas. O Conselho não pode anular um ato administrativo. Os alunos terão aula pela manhã e, pela tarde, a reposição. Inclusive, conversamos com os pais, colocamos a decisão em votação, e eles decidiram que poderia ser dessa forma” afirma.

Greve dos professores municipais de Ilhéus

No mês de julho deste ano, os professores da rede municipal de Ilhéus fizeram greve que durou 54 dias. O objetivo da reivindicação era solicitar o pagamento do piso nacional a todos os professores municipais de Ilhéus.

A greve terminou no início de outubro e o calendário escolar foi feito para que houvesse a reposição das aulas. O ano letivo de 2013, em algumas escolas do município, segue até março de 2014.

 

 


Fonte: Mariana Belo/G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui