Ilhéus: CDL realiza palestra sobre o desenvolvimento da região sul da Bahia

Mais de 50 empresários da região participaram do evento promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus, na noite desta terça-feira (26.05), no auditório do CENOE – Hospital de Olhos, na Avenida Soares Lopes. Os empresários foram recepcionados pelo oftalmologista e também empresário, Antônio Nogueira. “Sejam bem vindos ao CENOE, é um grande prazer recebê-los aqui. Quero deixar bem claro que este empreendimento não é meu, é da região, é nosso. O espaço estará sempre aberto para discutirmos aqui assuntos que sejam de interesse da população. Voltei para Ilhéus porque amo este lugar e sei o grande potencial não só do município, mas da região e, sobretudo, das pessoas que vivem aqui”, disse dr. Antônio Nogueira.

O presidente da CDL de Ilhéus, Paulo Ganem, destacou a importância desses momentos para que projetos sejam discutidos e implementados. “Tivemos a oportunidade de assistir a uma palestra do professor e pró-reitor de extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz, Alessandro Fernandes de Santana, recentemente, e ele nos trouxe dados extremamente importantes para que possamos conhecer a realidade da nossa região, discutir propostas e saber quais as perspectivas diante do cenário socioeconômico e também político que vive o país. Então, entendemos que este conhecimento tem que ser compartilhado, e por isso o trouxemos aqui”, concluiu Paulo.

Durante a palestra que teve como tema “O desenvolvimento da mesorregião sul baiana: Cenário socioeconômico, perspectivas e vicissitudes”, o professor e pró-reitor da UESC, Alessandro Fernandes de Santana, fez uma análise criteriosa mostrando dados quantitativos ligados à demografia, geografia, agricultura – com destaque para a cacauicultura, indústria, comércio, turismo, educação, saúde, tecnologia e outros. O pró-reitor destacou a importância do diálogo entre as instituições, poder público e sociedade na busca de soluções conjuntas para a superação de qualquer tipo de desafio. Falou ainda sobre o importante papel da UESC neste contexto de desenvolvimento regional, trabalhando com ensino, pesquisa e extensão, e expôs alguns dos projetos de extensão que tem trazido bons resultados práticos, a exemplo do Apoio Geracional e Institucional às Prefeituras da região Litoral Sul da Bahia (AGIR –LS) que tem como propósito central propiciar meios para qualificar e aperfeiçoar os gestores públicos municipais nas áreas estratégicas, incrementando assim o desenvolvimento local. Neste projeto a UESC conta com a parceria da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC). “Diversos cursos estão sendo oferecidos a esses gestores públicos como Gestão de contratos, Formação de gestores e agentes culturais, Sustentabilidade e muitos outros que, a médio e longo prazo, vão causar um grande impacto positivo nesta região”, observou o pró-reitor.

Entre os presentes, o vice-prefeito Carlos Machado (Cacá); o secretário de Indústria e Comércio, Roberto Garcia; José Augusto Andrade, presidente do Rotary Clube Ilhéus e Antônio Marco, presidente da Associação Comercial de Ilhéus.

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui