Ilhéus: Campanha Outubro Rosa prossegue

Ilhéus: Campanha Outubro Rosa prossegue
Serviço oferecidos as mulheres na Campaha Outubro Rosa – Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus) 02.10.14

Os bairros Ilhéus II e Nelson Costa terão, esta semana, a continuidade das ações da campanha Outubro Rosa. voltada para fornecer informações e atendimentos sobre o câncer de mama.

Após o sucesso do lançamento da Campanha Outubro Rosa, ocorrido no último dia 02, na Avenida Soares Lopes, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ilhéus decidiu expandir as ações voltadas exclusivamente às mulheres. De acordo com a diretora de Atenção Básica, Bárbara Christian, esta é uma excelente oportunidade para que as mulheres ilheenses, principalmente a partir dos 35 anos de idade, realizem o exame clínico anual dos seios com um profissional de saúde capacitado, e, havendo suspeita, o profissional solicitará uma mamografia para a confirmação diagnóstica. Esses cuidados devem-se ao fato de que, somente para este ano, estima-se o surgimento de aproximadamente 57.120 novos casos de câncer de mama no país.

Diante desses dados, a Secretaria de Saúde aglutinou ações a serem desenvolvidas nos Programas de Saúde da Família (PSF) dos bairros Ilhéus II e Nelson Costa. O início das atividades ocorreu ontem, dia 06, no Ilhéus II, e prosseguem nesta terça-feira, dia 07. Já para amanhã, quarta-feira, dia 08, no mesmo local, todas as ações serão realizadas pelos estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), contando com café da manhã (biscoitos,café, chocolate quente, adoçante,açúcar, frutas,pãezinhos), Oficina de Cuidadores, dinâmica, massagens, palestras e sorteio de brindes. Desde a abertura do Outubro Rosa, afirma Bárbara Christian, a participação feminina vem sendo muito grande.

No PSF do bairro Nelson Costa, a campanha Outubro Rosa promove, na próxima quinta-feira, dia 09, das 9 às 11h30min e das 14 às 16 horas, duas palestras sobre “A História e importância da campanha” e “Câncer de Mama”, além de orientação dos estagiários sobre o auto-exame, vídeo com depoimentos de fatos reais e mitos, distribuição de doces, simulação de uma peça sobre a doença que será desenvolvida pelos Agentes Comunitários de Saúde, finalizando com sorteio de brindes. Depois, a campanha prosseguirá nos dias 16, 23 e 30 de novembro, afirma Bárbara Christian, “Nós queremos salientar a importância do comparecimento das mulheres não só do Nelson Costa como também de bairros circunvizinhos”, declarou Barbara.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui